Os Tipos de Climas


Voltar

Nesta página vais encontrar toda a informação que precisas para ficares a conhecer um pouco mais acerca dos vários climas da superfície terrestre, de modo a que possas concluir a tarefa que te foi proposta

Como sabes existem vários tipo de clima:

 

 

 

 

     > Climas Quentes

Os climas quentes localizam-se, sensivelmente na zona compreendida entre os trópicos (intertropical) e subdividem-se em três grandes tipos:

  • Clima Equatorial

(Kuala Lumpur - Malásia)

A temperaturas médias mensais variam pouco ao longo do ano. A temperatura média é cerca de 25ºC. A amplitude térmica anual é muito reduzida.

A precipitação é abundante durante todo o ano, não existindo nenhum período seco.

Não existem estações diferenciadas.

 

 

  • Clima Tropical

(Zinguinchor - Senegal)

As temperaturas médias mensais são elevadas e geralmente superiores às do clima equatorial. A amplitude térmica é baixa, não ultrapassando os 10ºC.

A precipitação distribui-se de forma irregular ao longo do ano, o que permite distinguir duas estações: a seca e a húmida. Se a estação húmida for a mais prolongada trata-se do clima tropical húmido. Se a estação seca for a mais prolongada então estamos na presença do clima tropical seco.

Existem duas estações: a húmida e a seca.

 

 

  • Clima Desértico Quente

(Uluru - Austrália)

As temperaturas médias mensais são bastante elevadas, podendo ultrapassar os 35ºC (na estação quente). A amplitude térmica anual é muito elevada, assim como a amplitude térmica diária.

A precipitação é escassa e muito irregular. No entanto, podem ocorrer precipitações muito elevadas, num curto período de tempo.

As estações do ano diferenciam-se pelas diferenças de temperatura.

Voltar Topo

 

 

 

 

 

 

     > Climas Frios

Os climas frios localizam-se em latitudes elevadas, sensivelmente a partir de 55º ou 60º até aos pólos. Os climas frios subdividem-se em:

  • Clima Continental Frio

(Fair Banks - Alaska)

As temperaturas médias mensais são baixas, não ultrapassando os 15ºC no Verão. No Inverno as temperaturas médias mensais são sempre negativas, atingindo valores inferiores a -20ºC. A amplitude térmica anual é muito elevada.

A precipitação é escassa e ocorre principalmente no Verão.

Existem duas estações: o Verão e o Inverno.

 

 

  • Clima Desértico Frio

(Kalsalinsk - Cazaquistão)

No Verão as temperaturas médias mensais são elevadas e no Inverno são baixas. A amplitude térmica anual é muito elevada, assim como a diurna.

A precipitação é muito reduzida e ocorre, principalmente, no Verão. No Inverno ocorre sob a forma de neve.

Existem duas estações.

 

 

  • Clima Subártico

(Angmagssalik - Gronelândia)

O Verão é curto e pouco quente. O Inverno é muito frio e longo. As temperaturas médias mensais são por vezes inferiores a - 40ºC. A amplitude térmica anual é elevada.

A precipitação anual é muito baixa. os valores mais elevados registam-se nos meses menos frios. A fraca precipitação que ocorre no Inverno é, geralmente, sob a forma de neve.

Existem duas estações.

 

 

  • Clima Polar

(Barrow - Canadá)

As temperaturas médias mensais são muito baixas. No Inverno chegam a atingir valores inferiores a -50ºC. No Verão as temperaturas médias raramente ultrapassam os 10ºC. A amplitude térmica anual é muito elevada.

A precipitação é muito reduzida, ocorrendo, sobretudo, na estação mais quente.

Existem duas estações.

Voltar Topo

 

 

 

 

 

 

     > Climas Temperados

OS climas temperados localizam-se, sensivelmente, entre os trópicos e os círculos polares de cada hemisfério. Caracterizam-se por terem temperaturas intermédias entre as da zona intertropical (sempre elevadas) e as das zonas polares (constantemente baixas). As precipitações são também moderadas.

Os climas temperados têm quatro estações: o Inverno é a estação mais fria, o Verão é a estação mais quente , a Primavera e o Outono são as estações de transição.

Os climas temperados subdividem-se em quatro tipos:

  • Clima Subtropical Húmido

(Washington - EUA)

O Verão é quente. A temperatura média do mês mais quente ultrapassa, frequentemente, os 22ºC. O Inverno tem temperaturas moderadas, raramente inferiores a 0ºC. A amplitude térmica anual não é muito elevada.

A precipitação é abundante e regular durante todo o ano, sendo, contudo, mais intensa no Verão.

Existem quatro estações.

 

 

  • Clima Temperado Mediterrânico

(Badajoz - Espanha)

O Verão caracteriza-se por ser longo e quente. As temperaturas médias mensais oscilam entre os 18ºC e os 25ºC. Porém, a temperatura máxima pode atingir os 40ºC. O Inverno é curto, com temperaturas amenas, raramente inferiores a 8ºC. A amplitude térmica anual é pouco acentuada.

A precipitação é escassa e irregular, concentrando-se nos meses de Outono e de Inverno.

Existem quatro estações do ano: Primavera, Verão, Outono e Inverno.

 

 

  • Clima Temperado Marítimo

(Valentia - Irlanda)

O Verão é fresco. As temperaturas médias mensais variam entre os 15ºC e os 20ºC. No Inverno as temperaturas são moderadas, geralmente, superiores a 5ºC. A amplitude térmica anual é reduzida.

A precipitação é abundante e distribui-se de forma regular ao longo do ano, embora se registem valores mais elevados no Outono e Inverno.

Existem quatro estações.

 

 

  • Clima Temperado Continental

(Moscovo - Rússia)

O Verão é curto e relativamente quente. O Inverno é longo e muito frio. As temperaturas podem ser inferiores a -15ºC. A amplitude térmica anual é elevada, podendo ultrapassar os 30ºC.

A precipitação anual não é muito elevada, concentrando-se, principalmente nos meses de Verão. No Inverno ocorre, frequentemente, sob a forma de neve ou granizo.

Existem quatro estações

Voltar Topo

 

 

 

 

 

 

     > Climas de Altitude

O Clima de altitude encontra-se em todas as áreas de altitude elevada. A altitude é um factor que condiciona a variação da temperatura e da precipitação: a temperatura diminui com o aumento da altitude (6,4ºC por cada 1000 metros) e a precipitação aumenta até um determinado nível.

(Santis - Suiça)

O Verão é muito curto, com temperaturas que raramente ultrapassam os 10ºC. O Inverno é muito frio. A amplitude térmica anual não é muito elevada.

A precipitação anual é muito abundante, ocorrendo, frequentemente, sob a forma de neve.


Voltar Topo