MUD

O MUD (Movimento de Unidade Democrática) foi uma organização política que surgiu em oposição ao Estado Novo, no contexto do final da Segunda Guerra Mundial. Com a vitória dos Aliados e a consequente democratização de toda a Europa Ocidental, o regime fascista de Salazar ficou numa posição isolada e bastante incómoda a nível internacional, o que o levou a "simular" uma política de abertura.

A oposição organiza-se e a 8 de Outubro de 1945 nasce, com autorização do Governo, numa reunião efectuada no Centro Escolar Republicano Almirante Reis, em Lisboa, o MUD.

"A orgânica interna do MUD passava a ser a seguinte: para além da comissão central existia também uma assembleia de delegados (com poder deliberativo), uma junta consultiva (...), comissões distritais, concelhias, de bairro, de freguesia, profissionais e outras comissões de auxiliares e de técnicos."(Fernando Costa, 1996) Havia portanto uma estrutura bem montada e credível.

Inicialmente o MUD é constituído por elementos da oposição moderada, mas em pouco tempo passa a ser controlado pelo PCP, principalmente depois da criação do MUDJ (Movimento de Unidade Democrática Juvenil), constituído essencialmente por jovens comunistas.

Em muito pouco tempo este movimento conseguiu uma enorme adesão popular, tornando-se uma ameaça para o regime, que tudo fez para o neutralizar até que em Janeiro de 1948 o ilegaliza, sob a acusação de que este tinha fortes ligações com o PCP.

[ CITI ]