Porto

O Porto é a segunda maior cidade do país. Apesar de ser uma cidade tipicamente urbana, caracteriza-se por um certo "bairrismo", não só devido à arquitectura da cidade, com ruas estreitas o que permite uma maior comunicação entre os seus habitantes, mas também pela simpatia das pessoas que ali habitam. Uma cidade que se implantou à volta do rio Douro, cujas margens foram sufocadas pelas pessoas que desde sempre não quiseram perder o contacto com o rio.

O Porto é uma cidade essencialmente de comércio, de negócios, pois nos concelhos limítrofes situam-se várias indústrias que vão desde os têxteis à metalurgia, o que faz com que a cidade seja um centro estratégico de reuniões.

Para além de um riquíssimo património arquitectónico, aliás declarado pela Unesco património mundial em 1996, o Porto atrai homens da literatura, das artes, da música, que por ali se instalam ou passam algum tempo da sua vida. Todos eles têm contribuído para que o Porto seja uma cidade dinâmica, que abarque diversas actividades, como a música, o teatro, o cinema (FantasPorto), fazendo dele um pólo de cultura. Para além do seu anfiteatro paisagístico que vai descendo até ao leito do rio, há a ponte D. Luís que faz desta cidade um lugar único.

Foi neste enredo que Oliveira cresceu e posteriormente veio a rodar muitos dos seus filmes, como Douro, Faina Fluvial, Aniki-Bóbó, O Pintor e a Cidade, servindo-se das paisagens, das pessoas que ali habitam para no fundo contar um pouco da sua história e da sua cidade.

[ CITI ]