" Eu sou existencialmente inconformista.

Eu sou, de origem, um camponês.

Eu fui espiritualmente cristão e teoricamente marxista.

Eu estou contra a sociedade, independentemente das teorias.

Eu acredito no espírito, mas não sou capaz de o definir.

Eu estou pronto a emigrar de novo, se necessário. Eu sou António José Saraiva."

 in O País Magazine, 11/02/82,p.XIII

Foto: Rui Ochôa/EXPRESSO


Escritor, ensaísta, crítico e historiador da literatura portuguesa, António José Saraiva nasceu em Leiria a 31 de Dezembro de 1917. Fez os seus estudos em Lisboa, doutorando-se em Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com a tese "Gil Vicente e o Fim do Teatro Medieval", em 1942.

Durante algum tempo a sua única actividade exclusiva foi a de escritor, colaborando em numerosas publicações periódicas nacionais. Foi assistente na Faculdade onde se formara e professor do ensino liceal, tendo sido demitido, por razões políticas, em 1949.

Emigra como exilado para França, em 1960, onde foi bolseiro do Collège de France. Um ano mais tarde, será investigador no Centre National de la Recherche Cientifique de Paris, na secção de História Moderna. Professor catedrático da Universidade de Amesterdão, volta a Portugal após a Revolução de 25 de Abril de 1974, para o cargo de professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa, passando posteriormente para a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

De espírito explosivo, rebelde, inconformista, nunca teve receio de expor as suas teorias literárias nascidas de uma abordagem original das obras mais marcantes da literatura portuguesa. Avesso ao progresso, sempre o considerou como criador de novas prisões e de novas necessidades, exilou-se no fim da sua vida no século da sua preferência, o XIX.

Pensador vigoroso e original, António José Saraiva é autor de uma obra vasta da qual se destacam A Cultura em Portugal, História da Literatura Portuguesa (com a colaboração de Óscar Lopes, Iniciação na Literatura Portuguesa, Inquisição e Cristãos-Novos e A Tertúlia Ocidental, entre outras.

Faleceu a 17 de Março de 1993, com 76 anos de idade.


Obra

Biografia

Autoria

[ CITI ]