João Gaspar Simões

Nasceu na Figueira da Foz a 25 de Fevereiro de 1903. Matriculou-se na Faculdade de Direito de Coimbra em 1921, vindo a concluir o curso, após várias interrupções, em 1932. Com Branquinho da Fonseca funda a revista "Tríptico", e com o mesmo e José Régio a revista "Presença" (1927). Desde 1935 fixou-se em Lisboa, tendo sido bibliotecário da Biblioteca da Imprensa Nacional. Fundou e dirigiu, na sua 1ª fase, a Portugália Editora; e preparou para a imprensa, com Luís de Montalvor, a edição dos primeiros 4 volumes das "Obras Completas" de Fernando Pessoa. O seu 1º livro - de ensaios, publicados na "Presença" - foi publicado em 1929, sob o título de "Temas". O seu 1º romance (1932 - "Elói ou o romance numa cabeça") obteve o Prémio da Imprensa. Igualmente premiada foi a sua biografia "Eça de Queirós, o Homem e o Artista" (1945). Romancista, dramaturgo e biógrafo, é, todavia, como crítico literário que a sua actividade nas letras mais se impõs. Sobretudo na modalidade de crítica imediata a obras contemporâneas, sendo as obras dos escritores da sua própria geração as avaliadas com menos preconceitos e melhor receptividade. Foi também crítico em jornais, dobrando-se em labor de escrita com a virtude de resistência adentro de polémicas, mais que elucidativas, travadoras de quem trabalha.

Outras obras suas, para além das mencionadas, são: Romance - "Uma História de Providência", "Pântano", "Amigos Sinceros", "O Marido Fiel", "Internato"; Teatro - "O Vestido de Noiva", "Teatro", "Marcha Nupcial"; Ensaio - ""Novos Temas", "Velhos Temas", "O Mistério da Poesia", "A Arte de escrever romances", "António Nobre, precursor da Poesia Moderna", "Vida e Obra de Fernando Pessoa", "Garret, vida e obra", "Eça de Queirós, a obra e o homem", "Antero de Quental, vida e obra", "Júlio Dinis, a Obra e o Homem", "Camilo Pessanha, a Obra e o Homem"; crítica - "Crítica" (4 vols.), "História da Literatura: História da Poesia Portuguesa" (3 vols.), "História do Movimento da Presença", "50 anos de Poesia Portuguesa", "História do Romance Português" (3 vols.).

(Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura, 20 vols., secretariado por MAGALHÃES, António Pereira Dias; OLIVEIRA, Manuel Alves, 1ª ed., Lisboa, editorial Verbo, vol.17, 1973, pp.175-176)

[ CITI ]