Filhos de Eça

Eça teve, do seu casamento com D. Emília de Castro Pamplona (Resende), quatro filhos. São eles:

D. Maria de Castro d’ Eça de Queirós, nascida a 16 de Janeiro de 1887, provavelmente em Bristol, onde Eça exercia a sua actividade profissional à data. Grande admiradora da obra do pai, foi também ela escritora. Morreu no dia 7 de Janeiro de 1970 em Santa Cruz do Douro.

José Maria d’ Eça de Queirós, nascido a 26 de Fevereiro de 1888, também provavelmente, em Bristol. Escritor, diplomado com o Curso Superior de Letras, foi funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros, prefaciando e promovendo a publicação póstuma das obras de seu pai. Morreu no dia 2 de Junho de 1928, na Praia da Granja.

António d’ Eça de Queirós, nascido no dia 28 de Dezembro de 1889, talvez em França, para onde Eça tinha sido transferido em Agosto do ano anterior. Escritor, ex-oficial do Exército, frequentou a Escola Politécnica, foi comissário a várias exposições internacionais, presidente da direcção da Emissora Nacional de Radiodifusão, grande oficial da Ordem de Cristo e condecorado com diversas ordens estrangeiras. Morreu a 16 de Maio de 1968, em Lisboa.

Alberto d’ Eça de Queirós, nascido no dia 16 de Abril de 1894, provavelmente em França, tendo morrido em Lisboa a 25 de Janeiro de 1938, solteiro, sendo que todos os outros casaram e tiveram filhos, exceptuando António d’ Eça de Queirós, que se divorciou de sua mulher.

[ CITI ]