Moçambique

Moçambique, situado no continente africano, foi uma antiga possessão do império português ultramarino, com o início do seu movimento de independência durante a ditadura de Salazar...

O início do domínio português poderá ser situado já no séc. XVI, com o estabelecimento de feitorias em Sofala e em Moçambique, tendo sido Lourenço Marques o fundador da cidade que viria a ser a capital do Moçambique português em 1554...

A luta em prol da autonomia teve início em 1961, aquando da independência de Tanganica, época em que Portugal vivia em pleno regime ditatorial. Para o efeito foi instalada em território colonial português uma organização nacionalista: a FRELIMO, que iniciou as operações de guerrilha (1964). Porém, a resistência portuguesa foi muito intensa, tentando pôr termo a esses movimentos pró-independentistas a todo o custo. Uma das medidas tomadas neste sentido foi a criação de uma lei orgânica, em 1972.

A mudança de regime em Portugal, com a Revolução do 25 de Abril, precipitou os acontecimentos e a independência foi, finalmente conseguida a 25 de Junho de 1975.

O país moçambicano tornar-se-ia, mais tarde, num território autónomo. O nome de Maputo veio a substituir o antigo nome da capital moçambicana e Samora Machel foi proclamado Presidente da República.

[ CITI ]