Prémio Camões, 1995

"Pelo significado do prémio, pelo facto de contemplar toda a comunidade da língua, o que não retira a importância a qualquer outro prémio, mas este precisamente, chamando-se como se chama e com aquelas características tem um significado maior, e isso é que pode explicar o facto de além da satisfação, se lhe juntar um sentimento de emoção."

José Saramago, Diário de Notícias, 8 Novembro de 1995

"Estou muito satisfeito por um grande escritor português ser reconhecido internacionalmente. Este prémio permite a consagração dos países de língua portuguesa."

Mário Soares

"A obra de Saramago é muito bela e inovadora, recriando, por um lado, o prestígio da narrativa ficcionada e criando, por outro, um modelo de discurso aberto, em relação intíma com o leitor, com ressonância mágica, mítica e de expressão universal".

Declaração do júri

"Estou muito satisfeito. Acho justo. Saramago é um grande escritor, merece, por todas as razões, o prémio que acaba de lhe ser atribuído."

David Mourão Ferreira

"Nós agradecemos, o facto de alguém ter recebido uma dádiva tão grande quanto Saramago, de poder ser hoje o que ele é, um escritor de todos nós, da comunidade da língua portuguesa."

Discurso do PR do Brasil, Fernando Henrique Cardoso

[ CITI ]