PREC

Sigla que designa o Processo Revolucionário em Curso, que teve lugar após a Revolução de 25 de Abril de 1974. Caracteriza-se por uma forte movimentação política-social ocorrida em Portugal durante os anos de 1974/75. Ocorreu um desmantelamento dos principais grupos económicos, entre os quais a CUF, aliado a diversas nacionalizações - bancas, seguros, transportes e comunicações, siderurgia, cimento, indústrias químicas, celuloses.

Neste período de forte contestação tiveram um importante papel as organizações sindicais que contribuíram nomeadamente para a Reforma Agrária. A instabilidade então predominante era visível na contestação frontal às autoridades tradicionais, que se traduziu na criação de poderes paralelos nas Forças Armadas, no cerco do Parlamento e sequestro de deputados, bem como pelos sucessivos rumores relativos a golpes político-militares de tendências variadas.

Em suma, o PREC constitui um movimento revolucionário fortemente impulsionado por partidos e organizações de esquerda e de extrema esquerda, terminando somente a 25 de Novembro de 1975 como consequência da derrota sofrida por tais forças políticas.

Partidos Políticos | 25 de Novembro de 1975

[ CITI ]