Fascismo

Os regimes fascistas surgiram na Alemanha e na Itália nos anos trinta e são o exemplo mais elaborado dos regimes totalitários capitalistas. Totalitário, porque nestes regimes o exercício do poder político não resultou de eleições livres e a oposição é interdita; capitalista, porque ocorrem em sociedades cuja estrutura económica se fundamenta na propriedade privada dos meios de produção.

Sendo um regime fortemente organizado, cujos membros devidamente treinados deveriam estar sempre à disposição dos seus chefes, apresenta um cariz conservador susceptível de desencadear a revolta social. Em Portugal, impôs-se uma forma mitigada de fascismo que vigorou durante várias décadas, encabeçado pela figura de Oliveira Salazar.

A cultura de expressão portuguesa reagiu, geralmente, em oposição ao regime salazarista e a todas as suas manifestações fascizantes, em especial à intolerância e falta de liberdade de expressão. As gerações de intelectuais dos anos 50 e dos anos 60 do século XX desempenharam um papel importante na luta contra o salazarismo.

[ CITI ]