Petrarca

Francesco Petrarca foi um poeta italiano, nascido em Arezzo no princípio do século XIV. Da sua extensa obra distinguem-se os escritos em verso , parte em latim e parte em língua vulgar, e a prosa exclusivamente em latim. A ordem dos poemas, se bem que não cronologicamente rigorosa, assegura uma coerência psicológica quase de diário pessoal. Nem todas as composições são de carácter amoroso, mas, de qualquer forma, a protagonista de Canzionere é Laura personagem que através de um complexo jogo de reflexos reflecte o pensamento do próprio poeta que se converte no centro da reflexão.

As suas poesias abandonam o enquadramento convencional da lírica trovadoresca, para expressarem sentimentos realmente vividos pelo poeta e apresentam o Objecto do Amor, não como "donne angelicata" mas como um ser cuja beleza, no sentido renascentista, pertence a este mundo. Daí que muitos críticos considerem Petrarca como percursor do Humanismo.

O termo petrarquismo designa a corrente de imitação de Petrarca, que caracterizou, a lírica europeia dos séculos XV-XVII e as novas forma s da poesia amorosa do Renascimento. A partir dos sentimentos básicos da insatisfação amorosa e dilaceração interior e da concepção do amor como princípio vital, os diferentes processos anímicos manifestam-se por meio da utilização de uma série de recursos estilísticos, amiúde tomados da tradição mística e neoplatónica.

[ CITI ]