Regeneração

A Regeneração traduziu-se num movimento político preparado ideologicamente por Alexandre Herculano, Iniciou-se em meados da segunda metade do séc. XIX, ou mais precisamente a partir de 1850, com o golpe de estado levado a cabo pelo Marechal - duque de Saldanha contra o governo de Costa Cabral.

Apresentando como ponto fulcral da actividade política , a renovação das infra-estruturas básicas do país, este movimento propunha-se a estabelecer de forma definitiva o liberalismo, aceitando os princípios estabelecidos na Carta Constitucional de 1826, reformulada pelo Acto Adicional de 1852.

O seu ideário político assentava numa série de reformas administrativas e económico - sociais , suja implementação deveria restabelecer o equilíbrio perdido com as diversas lutas político-ideológicas que até aí se tinham verificado em Portugal.

Foi com base nestes pontos que se começou por instituir o Ministério das Obras Públicas à frente do qual ficou Fontes Pereira de Melo . Neste sector, foram inventariadas algumas medidas que contribuíram largamente para a evolução do país entre as quais se destacam : a renovação das redes rodoviárias e portos ; inauguração de novas redes ferroviárias e a instalação do telégrafo que iria antecipar o aparecimento do telefone surgido alguns anos mais tarde.

[ CITI ]