"Os tuturiais são excelentes! Aprendi muito. Obrigado!"
Gustavo Silva
"Ao início estava com receio que a minha falta de conhecimentos nesta área prejudicasse a minha prestação. Mas as aulas são muito acessíveis e os exercícios práticos ajudaram-me imenso a conhecer e a praticar as técnicas 3D."
Ana Luísa Sampaio
"Gostei muito de ter aprendido a trabalhar no Blender que ainda por cima é gratuito!"
João Luís Simões
"O curso deu me imensas ferramentas que vou utilizar de certeza no futuro"
Joana Vieira
3D: TEORIAS E PRÁTICAS

APRESENTAÇÃO DO CURSO

APRESENTAÇÃO DO CURSO

Bem-vindos!

Para assistir a uma aula de demonstração de um dos nossos cursos em e-Learning clique na ligação. Aqui!

As modernas técnicas de computação gráfica utilizam ocasionalmente criações tridimensionais para ampliar, recriar e interpretar o mundo em que vivemos.

A introdução à tecnologia gráfica  3d será o foco deste curso, que nas suas 8 semanas de duração irá abordar
a teoria e a prática associadas a esta poderosa ferramenta. 

Cada módulo terá a introdução teórica das técnicas a utilizar, como a sua subsequente execução onde se espera que o aluno ganhe o domínio e compreensão dos tópicos abordados, sejam estes demonstrados através de video-tutoriais, documentação e projectos de exemplo. 


PROGRAMA

Objectivos:

1. Adquirir e aprofundar conhecimentos na área da modelação 3D
2. Analisar e compreender as ferramentas inerentes ao trabalho com software
3. Operacionalizar estratégias de cenários e animação 3D
4. Desenvolver e aplicar conhecimentos.

Competências:

1. Adquirir noções básicas de 3D
2. Compreender o funcionamento das componentes do programa
3. Criar cenários 3D e animações.

Contrato ensino-aprendizagem:

Docente(s) e discentes assinarão um contrato de ensino-aprendizagem, onde constam os objectivos do curso e as respectivas competências.

Temas das Sessões (Programa):

Nível I

0 – Apresentação;
1 – Do grafismo ao 3D: noções básicas;
2 – Introdução à interface Blender 3D;
3 - Aplicações do Blender 3D;
4 – Ferramentas de manipulação e caixas de modificadores;
5 – Modelação básica de um cenário;
6 – Preparação do cenário para texturas e shader;
7 – Iluminação e rendering de cenários;
8 – Introdução aos princípios de animação tridimensional;
9 – Apresentação final e discussão dos projectos

Nível II

0 – Apresentação; 

1 – Introdução aos modificadores de animação; 

2 – Técnicas de preparação do “rendering” final ; 

3 – Linhas de exemplificação e workshops; 

4 – Workshops para criação de personagens 3D; 

5 – Apresentação e discussão das propostas de projecto 

6– Laboratório: integração de cenários e personagens 3D;

7 – Laboratório: Construção de pequenas sequências de animação; 

8 – Apresentação final e discussão dos projectos


INSCRIÇÕES

Inscrições nível I: 1 a 8 Fev./2017 - Inscrições nível II: 19 a 27/Abr./2017.

Local de inscrição:
Divisão Académica | Núcleo de Formação ao Longo da Vida
Piso 1, Torre B.
Ou Preencher a ficha de inscrição.

Se tiver alguma dúvida contacte-nos para citi.unl@gmail.com

CRÉDITOS

Nível I:

Número de créditos (mediante avaliação):

- para estudantes universitários: 4 ECTS - European Credit Transfer and Accumulation System;

- para professores dos Ensinos Básico e Secundário: 0,9 Créditos (acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua – Ministério da Educação).

- Professores do Grupo 240 do 2º Ciclo e dos Grupos 530 e 600 do 3º Ciclo do Ensino Básico.

Nível II:

Número de créditos (mediante avaliação):

- para estudantes universitários: 4 ECTS - European Credit Transfer and Accumulation System;

- para professores dos Ensinos Básico e Secundário: 0,9 Créditos (acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua – Ministério da Educação).

- Professores do Grupo 240 do 2º Ciclo e dos Grupos 530 e 600 do 3º Ciclo do Ensino Básico.

* CADA NÍVEL DO CURSO É CONFERENTE DE 4 ECTS (112H) VÁLIDOS EM TODO O ENSINO UNIVERSITÁRIO EUROPEU.

Nível I: 13/Fev - 28/Abr/2017
Nível II: 2/Maio - 30/Jun/2017

preços

(Por cada Nível do Curso)

Público em geral: 120€ | Estudantes NOVA (licenciaturas, mestrados e doutoramentos): 100€ | Docentes NOVA: 100€ | Alumni FCSH: 100€

Para mais informações enviar email para nflv@fcsh.unl.pt com a indicação do curso que deseja frequentar.

docentes

CARLOS CORREIA, doutorado em sistemas multimédia. Director do Centro de Investigação em Tecnologias Interactivas desde 1991.
Já dirigiu mais de 160 aplicações multimédia, algumas premiadas nacional e internacionalmente.

JÚLIO RAMOS, mestrando em Arte e Multimédia, ministrado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Licenciado em Artes Visuais pela Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha. Especialista em vídeo, efeitos visuais 3D e animação para a Web.

admissão e requisitos

> idade mínima 18 anos
> última versão do software Blender3d
> computador com acesso a internet
> conhecimentos de inglês para leitura do material bibiográfico
> acesso a webcam para videoconferência

informação geral

No e-learning estuda em função das disponibilidades profissionais, pessoais e do contrato de ensino-aprendizagem que assina com o seu professor e tem de cumprir. O horário em e-learning tem correspondência no ensino presencial equivalente a 16 sessões com 2 horas cada.