"Pontos Fortes: Acesso à matéria dada a qualquer altura e as referências bibliográficas."
Ivan Pereira
"Ser ajustável aos nossos horários e não termos de nos deslocar para assistir às aulas"
Ana Paraíso
"Fiquei a conhecer o universo da construção de jogos. O material complementar foi muito útil!"
Ana Inês Campos
"Os professores são muito acessíveis. "
Bárbara Cardoso
"Foi muito interessante o desenvolvimento do meu projecto. Aprendi imenso!"
Inês Brasil
CONSTRUÇÃO DE GUIÕES PARA JOGOS

APRESENTAÇÃO DO CURSO

APRESENTAÇÃO DO CURSO

Bem-vindos!

Para assistir a uma aula de demonstração de um dos nossos cursos em e-Learning clique na ligação. Aqui!

Neste curso vão aprender a dominar os princípios de arquitectura de jogos, aplicar princípios teóricos e práticos à sua concepção, e produzir storyboards. 

É um curso para principiantes, que vai evoluindo para ferramentas mais avançadas ao longo das 8 semanas e no final adquirem competências essenciais à construção de guiões para jogos

Todos os módulos têm uma vertente prática e todas as ferramentas são explicadas através de vídeo, para acompanharem passo a passo enquanto executam sozinhos, ganhando experiência e autonomia ao longo do curso.

PROGRAMA

Objectivos:

1. Adquirir conhecimentos na área da teoria dos jogos;
2. Dominar e aplicar conceitos fundamentais para a criação de jogos;
3.  Exercitar capacidades para desenvolver protótipos de storyboard.

Competências:

1. Dominar os princípios de arquitectura de jogos;
2. Aplicar princípios teóricos e práticos de concepção de jogos;
3. Saber produzir storyboards de jogos.

Contrato ensino-aprendizagem:

Docente(s) e discentes assinarão um contrato de ensino-aprendizagem, onde constam os objectivos do curso e as respectivas competências.

Temas das Sessões (Programa):

Nível I

0 – Apresentação; 

1 – Probabilidades combinatórias de funções dramáticas e dramatúrgicas aplicadas ao jogo; 

2 – Teorias estatísticas aplicadas aos jogos; 

3 – A probabilidade de desenvolvimento de “250 mil situações dramáticas”; 

4 – Caracterização das tipologias de jogos; 

5 – Características inerentes aos jogos I: riscos e recompensas; 

6 – Características inerentes aos jogos II: role playing; 

7 – Características inerentes aos jogos II: socialização; 

8- Trabalho final. Apresentação e discussão.

Nível II

0 – Apresentação 

1 – Exercitação de software de construção de Storyboard para jogos 

2 – Moodboard (unidade gráfica inspiracional) 

3 – Concept Art (unidade gráfica de conceito) 

4 –Storyboard: animatic de narrative 

5 – Storyboard: animatic de situação 

6 – Apresentação e discussão das propostas de projecto 

7 – Laboratório: Construção de protótipos de jogos 

8 – Laboratório: Construção de protótipos de jogos 

9 – Apresentação e discussão dos projectos


INSCRIÇÕES

Inscrições nível I: 1 a 8 Fev./2017 - Inscrições nível II: 19 a 27/Abr./2017.

Local de inscrição:
Divisão Académica | Núcleo de Formação ao Longo da Vida
Piso 1, Torre B.
Ou Preencher a ficha de inscrição.

Se tiver alguma dúvida contacte-nos para citi.unl@gmail.com

CRÉDITOS

Nível I:

Número de créditos (mediante avaliação):

- para estudantes universitários: 4 ECTS - European Credit Transfer and Accumulation System;

- para professores dos Ensinos Básico e Secundário: 0,9 Créditos (acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua – Ministério da Educação).

- Professores do Grupo 240 do 2º Ciclo e dos Grupos 530 e 600 do 3º Ciclo do Ensino Básico.

Nível II:

Número de créditos (mediante avaliação):

- para estudantes universitários: 4 ECTS - European Credit Transfer and Accumulation System;

- para professores dos Ensinos Básico e Secundário: 0,9 Créditos (acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua – Ministério da Educação).

- Professores do Grupo 240 do 2º Ciclo e dos Grupos 530 e 600 do 3º Ciclo do Ensino Básico.

* CADA NÍVEL DO CURSO É CONFERENTE DE 4 ECTS (112H) VÁLIDOS EM TODO O ENSINO UNIVERSITÁRIO EUROPEU.

Nível I: 13/Fev - 28/Abr/2017
Nível II: 2/Maio - 30/Jun/2017

preços

(Por cada Nível do Curso)

Público em geral: 120€ | Estudantes NOVA (licenciaturas, mestrados e doutoramentos): 100€ | Docentes NOVA: 100€ | Alumni FCSH: 100€

Para mais informações enviar email para nflv@fcsh.unl.pt com a indicação do curso que deseja frequentar.

docentes

CARLOS CORREIA, doutorado em sistemas multimédia. Director do Centro de Investigação em Tecnologias Interactivas desde 1991. 
Já dirigiu mais de 160 aplicações multimédia, algumas premiadas nacional e internacionalmente.

ANDREIA TELES VIEIRA, doutorada em Media Digitais, Programa UT Austin|Portugal: International Collaboratory for Emerging Technologies, CoLab. Mestre em Gestão de Sistemas de e-Learning pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa e licenciada em Ciências da Comunicação pela mesma Universidade. Trabalha há 8 anos em criação e gestão de conteúdos interactivos.

JÚLIO RAMOS, mestrando em Arte e Multimédia, ministrado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Licenciado em Artes Visuais pela Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha. Especialista em vídeo, efeitos visuais 3D e animação para a Web.

admissão e requisitos

> idade mínima 18 anos
> computador com acesso à Internet
> computador com programa de edição de imagem
> acesso a webcam para videoconferência

informação geral

No e-learning estuda em função das disponibilidades profissionais, pessoais e do contrato de ensino-aprendizagem que assina com o seu professor e tem de cumprir. O horário em e-learning tem correspondência no ensino presencial equivalente a 16 sessões com 2 horas cada.