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Promoção da leitura na era digital

APRESENTAÇÃO DO CURSO

APRESENTAÇÃO DO CURSO

Bem-vindos!

Para assistir a uma aula de demonstração de um dos nossos cursos em e-Learning clique na ligação. Aqui!

A leitura é uma competência básica que todas as pessoas devem adquirir para conseguirem lidar de forma natural com a palavra escrita. 

Mas aprender a ler não é um processo natural, como aprender a falar ou a andar. É um processo complexo que exige bastante acompanhamento. Para conseguir ler bem, é necessário e indispensável dominar a técnica de leitura e criar uma relação positiva com os livros. 

Todas as ferramentas são explicadas através de vídeo, para acompanharem passo a passo enquanto executam sozinhos, ganhando experiência e autonomia ao longo do curso. 




PROGRAMA

Objectivos:

1. Contribuir para alargar a compreensão dos processos de aprendizagem da leitura, junto de profissionais e de cidadãos, interessados na promoção da leitura, analisando a mudança de paradigma ocorrida no século XXI, resultante da permanente oferta de recursos em suporte digital.

2. Permitir uma análise fundamentada dos factores que na nossa época contribuem para a aquisição (ou inibição) de competências e hábitos de leitura, nas várias etapas da vida.

3. Disponibilizar resultados da investigação científica sobre leitura e literacia de forma sintética, acessível e transferível para a programação de práticas concretas tanto em contexto escolar como em contexto familiar .

4. Contribuir para a eficácia nas práticas de promoção de leitura, através da divulgação de políticas, projetos e atividades desenvolvidos em diferentes contextos nacionais e internacionais, com valor comprovado pela avaliação.

Competências:

1. Conhecer resultados de investigação recente acerca de aprendizagem da leitura, desenvolvimento da competência leitora, desenvolvimento de hábitos de leitura na era digital.

2. Analisar políticas, projetos e actividades de promoção da leitura junto de crianças, de jovens ou de adultos. para apreciar a qualidade do respectivo impacto.

3. Aprofundar a reflexão acerca da problemática da leitura na era digital, analisando implicações da utilização de recursos em diferentes suportes junto de crianças e jovens. 

4. Conceber, programar e realizar projetos de promoção de leitura, adequados a diferentes públicos, que envolvam um alargado uso de livros e de suportes digitais.

Contrato ensino-aprendizagem:

Docente(s) e discente assinarão um contrato de ensino-aprendizagem, onde constam os objectivos do curso e as respectivas competências.

Temas das Sessões (Programa):

Nível I

0 - Apresentação

1 – A leitura uma competência essencial. Breve história da leitura. (aula em sistema de e-learning)

2 – O longo caminho da universalização no acesso à leitura (aula em sistema de e-learning)

3 – Recursos e práticas de leitura no século XX

4 – A aprendizagem da leitura – análise de teorias e resultados de investigação

5 – A aquisição e a consolidação da competência leitora – a acção da escola, da família, da comunidade

6 – Análise de políticas, programas e projetos de promoção da leitura e da literacia

7 –Avaliação (a combinar com a docente)

Nível II

0 – Apresentação 

1– Programação de projetos/actividades de promoção da leitura- a escolha de livros e recursos digitais adequados ao público alvo

 2 – Programação de projetos/actividades de promoção da leitura –a conceção de atividades adequadas aos recursos, ao contexto, ao tempo disponível 

3 – Programação de projetos/actividades de promoção da leitura – a avaliação dos efeitos nas competências e nos hábitos de leitura dos participantes (crianças, jovens ou adultos)

4 – Apresentação das propostas de projecto 

5 – Análise e discussão das propostas de projecto 

6 – Apresentação final das propostas de projecto 

7 – Avaliação


INSCRIÇÕES

Inscrições nível I: 1 a 8 Fev./2017 - Inscrições nível II: 19 a 27/Abr./2017.

Local de inscrição:
Divisão Académica | Núcleo de Formação ao Longo da Vida
Piso 1, Torre B.
Ou Preencher a ficha de inscrição.

Se tiver alguma dúvida contacte-nos para citi.unl@gmail.com

CRÉDITOS

Nível I:

Número de créditos:

- para estudantes universitários: 4 ECTS - European Credit Transfer and Accumulation System;

- para professores dos Ensinos Básico e Secundário: 0.9 Créditos (acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua – Ministério da Educação).

- Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico.

Nível II:

Número de créditos:

- para estudantes universitários: 4 ECTS - European Credit Transfer and Accumulation System;

- para professores dos Ensinos Básico e Secundário: A aguardar.

* CADA NÍVEL DO CURSO É CONFERENTE DE 4 ECTS (112H) VÁLIDOS EM TODO O ENSINO UNIVERSITÁRIO EUROPEU.

Nível I: 13/Fev - 28/Abr/2017
Nível II: 2/Maio - 30/Jun/2017

preços

(Por cada Nível do Curso)

Público em geral: 120€ | Estudantes NOVA (licenciaturas, mestrados e doutoramentos): 100€ | Docentes NOVA: 100€ | Alumni FCSH: 100€

Para mais informações enviar email para nflv@fcsh.unl.pt com a indicação do curso que deseja frequentar.

docentes

CARLOS CORREIA, doutorado em sistemas multimédia. Director do Centro de Investigação em Tecnologias Interactivas desde 1991. Já dirigiu mais de 160 aplicações multimédia, algumas premiadas nacional e internacionalmente.


ISABEL ALÇADA, investigadora, escritora e professora. É doutorada pela Universidade Nova de Lisboa em Ciências da Educação. Como escritora de livros infanto-juvenis estreou-se em 1982, em parceria com Ana Maria Magalhães, com a colecção "Uma Aventura", que conta hoje com mais de 50 volumes, e depois "Viagens no Tempo".

ANA BELA MARTINS, licenciada em História, com pós-graduação em Ciências Documentais e em Estudos Interdisciplinares Portugueses. Promoveu e coordenou projetos de promoção da leitura e foi responsável pela articulação entre a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura. Formadora em vários cursos na área da leitura e da literacia.

admissão e requisitos

> idade mínima 18 anos
> computador com acesso a internet
> conhecimentos de inglês para leitura do material bibliográfico
> acesso a webcam para videoconferência

informação geral

No e-learning estuda em função das disponibilidades profissionais, pessoais e do contrato de ensino-aprendizagem que assina com o seu professor e tem de cumprir. O horário em e-learning tem correspondência no ensino presencial equivalente a 16 sessões com 2 horas cada.