"Adorei as aulas e os exercícios."
Ana Gomes
"Aprendi a controlar a minha voz. Os exercícios ajudaram-me imenso!"
Maria Soares
"Muito bom curso! As aulas e os exercícios práticos são muito descontraídos. Gostei muito!"
José Mário Coelho
"A fundamentação teórica do curso é muito bem feita. Os exercícios são claros e muito úteis. Recomendo!"
Maria Teresa Lisboa
VOZ E EXPRESSÃO. LER E FALAR EM PÚBLICO

APRESENTAÇÃO DO CURSO

APRESENTAÇÃO DO CURSO

Bem-vindos!

Para assistir a uma aula de demonstração de um dos nossos cursos em e-Learning clique na ligação. Aqui!

Ao darmos as boas vindas a todos os que queiram inscrever-se e frequentar este curso para Voz e Expressão - Ler e Falar em Público, queremos dizer que ele está estruturado para que se possa falar com boa capacidade técnica e emotiva diante de diferentes públicos e em diferentes locais, por via da aprendizagem correcta da Eufonia e da Ortofonia.

Durante as suas sessões, em sistema de b-Learning abordar-se-ão as técnicas a adquirir com exemplificações e indicação de exercícios práticos; e também questões relacionadas com as patologias da voz: da sua prevenção e/ou correcção.

Da respiração à elocução; das formas do discurso aos lugares onde se diz; da abordagem das emoções, espaços, atitudes à própria teatralização… o curso remete para um programa muito prático, apesar da inserção teórica de cada matéria.

O material, em áudio ou vídeo, solicitado para avaliações intermédias deve ser enviado nessa semana respeitante a cada sessão (unidade temática). Na semana seguinte serão comunicados os resultados dessas avaliações, seguindo-se uma sessão presencial para correcções e aperfeiçoamentos. Tendo em conta essas avaliações intermédias e os resultados dos níveis de competências adquiridas nas sessões presenciais, só no final do curso é que será atribuída a avaliação final.

Vocacionado de base para professores, também para todos quantos usem a voz (para ler e falar em público) como ferramenta de trabalho ou para uso comunicacional, o curso pode ser um bom auxiliar de aprendizagens e sistematização de técnicas.


PROGRAMA

Objectivos:

1. Potenciar a comunicação oral;
2. Dominar técnicas eufónicas em função das situações formais;
3. Adaptar estilos de comunicação a públicos-alvo e espaços específicos;
4. Reconhecer patologias e recursos existentes de prevenção e/ou reajustamento.

Competências:

1. Saber comunicar através da leitura em voz alta;
2. Adquirir os conhecimentos da organização do discurso;
3. Saber comunicar em conformidade com os diferentes auditórios;
4. Adquirir boas práticas para a manutenção vocal. 

Contrato ensino-aprendizagem:

Docente(s) e discentes assinarão um contrato de ensino-aprendizagem, onde constam os objectivos do curso e as respectivas competências.

Temas das Sessões (Programa):

Nível I

0 - Apresentação

1 – A leitura uma competência essencial. Breve história da leitura. (aula em sistema de e-learning)

2 – O longo caminho da universalização no acesso à leitura (aula em sistema de e-learning)

3 – Recursos e práticas de leitura no século XX

4 – A aprendizagem da leitura – análise de teorias e resultados de investigação

5 – A aquisição e a consolidação da competência leitora – a acção da escola, da família, da comunidade 

6 – Análise de políticas, programas e projetos de promoção da leitura e da literacia 

7 –Avaliação (a combinar com a docente)

Nível II

0 – Apresentação 

1 – Respiração e Voz (aula em sistema de e-learning) 

2 – Razão e Emoção (aula em sistema de e-learning) 

3 – Auditórios e audiências (aula em sistema de e-learning) 

4 – Leituras teatralizadas (aula em sistema de e-learning) 

5 – Workshop (vídeo-confrência a combinar com os docentes)

6– Apresentação e discussão das propostas de projecto (aula em sistema de e-learning) 

7 – Apresentação e discussão das propostas de projecto (aula em sistema de e-learning)

8 – Apresentação e discussão das propostas de projecto (aula em sistema de e-learning) 

9 - Avaliação (vídeo-conferência)


INSCRIÇÕES

Inscrições nível I: 1 a 8 Fev./2017 - Inscrições nível II: 19 a 27/Abr./2017.

Local de inscrição:
Divisão Académica | Núcleo de Formação ao Longo da Vida
Piso 1, Torre B.
Ou Preencher a ficha de inscrição.

Se tiver alguma dúvida contacte-nos para citi.unl@gmail.com
* CADA NÍVEL DO CURSO É CONFERENTE DE 4 ECTS (112H) VÁLIDOS EM TODO O ENSINO UNIVERSITÁRIO EUROPEU.

* OS NÍVEIS DE CADA CURSO AGUARDAM A ACREDITAÇÃO PELO CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA (CCPFC).

Nível I: 13/Fev - 28/Abr/2017
Nível II: 2/Maio - 30/Jun/2017

preços

(Por cada Nível do Curso)

Público em geral: 120€ | Estudantes NOVA (licenciaturas, mestrados e doutoramentos): 100€ | Docentes NOVA: 100€ | Alumni FCSH: 100€

Para mais informações enviar email para nflv@fcsh.unl.pt com a indicação do curso que deseja frequentar.

docentes

CARLOS CORREIA, doutorado em sistemas multimédia. Director do Centro de Investigação em Tecnologias Interactivas desde 1991.
Já dirigiu mais de 160 aplicações multimédia, algumas premiadas nacional e internacionalmente.

ISABEL ALÇADA, investigadora, escritora e professora. É doutorada pela Universidade Nova de Lisboa em Ciências da Educação. Como escritora de livros infanto-juvenis estreou-se em 1982, em parceria com Ana Maria Magalhães, com a colecção "Uma Aventura", que conta hoje com mais de 50 volumes, e depois "Viagens no Tempo".

LÚCIA MARIA, mestre em Psicologia Educacional e da Orientação. Formadora credenciada pelo centro de formação contínua da Universidade do Minho. Teve preparação vocal com os professores Cristina de Castro, Maria do Rosário Coelho e Luís Madureira. Em 1982 integrou o elenco residente da Companhia do Teatro Nacional D.Maria II, onde continua actualmente, tendo participado na maior parte das produções da companhia.

admissão e requisitos

> idade mínima 18 anos

> computador com acesso à internet

informação geral

No e-learning estuda em função das disponibilidades profissionais, pessoais e do contrato de ensino-aprendizagem que assina com o seu professor e tem de cumprir. O horário em e-learning tem correspondência no ensino presencial equivalente a 16 sessões com 2 horas cada.