Apresentação Objectivos Corpo Docente Organização Diploma Teses Contactos

 

APRESENTAÇÃO

NOVIDADE:

globo Mapeamento global dos estudantes do Mestrado



CANDIDATURAS:
O mestrado não abre candidaturas no ano lectivo 2017-2018.
Asseguram-se as matrículas de todos os estudantes em vias de concluir os seus programas de estudos, tanto na componente “lectiva”, como na “não lectiva”.

APRESENTAÇÃO DAS CANDIDATURAS:
---

INÍCIO ANO LECTIVO:
Setembro 2017

Guia do Curso (PT)
Course Catalogue (EN)


O e-Learning é uma área de competência em que a procura de recursos humanos ultrapassa largamente a oferta. Constata-se ser crescente o número de empresas e de escolas públicas e privadas que adopta plataformas de ensino electrónico para as quais não existem recursos humanos com competências específicas.

 

O Curso de Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning apresenta uma estrututura inédita no panorama do Ensino Superior em Portugal ao propor aquisição de conhecimentos fundamentais para dominar as competências necessárias a esta nova área de saberes.
Convidamos os nossos mestrandos a fazer um percurso transversal por saberes das áreas das Ciências da Educação, da Comunicação, da Aprendizagem Digital e da Gestão de Projectos de Ensino.

Para os acompanhar neste percurso a tutoria é realmente individualizada: o Mestrado dispõe de um corpo docente de grande qualidade: cinco professores doutorados - nacionais e estrangeiros - e doutorandos e bolseiros da FCSH.

O Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning foi aprovado pelo M.C.T.E.S., está organizado segundo o Acordo de Bolonha e realiza-se integralmente em modelo online o que, na perspectiva do estudante, significa poder realizar o plano de estudos sem a necessidade de se deslocar regularmente às instalações da Faculdade. A sua estrutura desenvolve-se em 3 semestres, com um total de 93 ECTS (European Credit Transfer System).

Saídas profissionais
O curso destina-se a titulares de licenciatura de qualquer ramo de conhecimento e visa dar resposta às necessidades de formação requeridas às profissões do século XXI, nomeadamente:

1. Instructional designer (Desenhador pedagógico)

1.1 Gestor de sistemas e-learning num banco, empresa de seguros ou outra entidade privada, escola de qualquer nível de ensino;
1.2 Produtor de conteúdos para qualquer sistema e-learning;
1.3 Designer de programas e-learning;
1.4 Designer de curso/currículo.

Horários
Curso em regime de e-Learning e b-Learning. Sessões presenciais e a distância a combinar com os alunos dar resposta às necessidades de formação.

Critérios de selecção
a) Currículo académico e científico;
b) Currículo profissional;
c) Classificação de licenciatura e/ou mestrado;
d) Entrevista de admissão, se necessário.

1. São presenciais:
a) A entrevista de admissão, se necessária;
b) Abertura do ano lectivo, se possível;
c) Curso inicial de introdução ao sistema, aos programas e à plataforma de ensino online, se necessário;
d) Actividades lectivas do 1º e 2º semestres e Seminários de orientação (componente não lectiva do mestrado), em Janeiro ou Julho, quando necessário para efeitos de creditação do mestrado, por instituições de avaliação do ensino superior estrangeiras;
e) Avaliação/unidade curricular, no final dos semestres (Os estudantes a residir fora de Portugal Continental, as avaliações realizam-se o mais perto possível desse local);
f) Apresentação pública de Dissertação ou de Trabalho de Projecto.

2. Funcionam sobre a plataforma de ensino on-line:
a) As unidades curriculares do 1º e 2º semestres, exceptuando os casos previstos na alínea d) do número anterior;
b) Organização de grupos de trabalho;
c) Contactos entre docentes-discentes e discentes-discentes, exceptuando os casos previstos na alínea d) do número anterior;
d) Componente não lectiva do mestrado, exceptuando os casos previstos na alínea d) do número anterior.


Informações globais, propinas e regulamentos, é favor consultar:
- o Guia de Cursos da Universidade NOVA, em http://www.unl.pt/
ou
- o sítio da FCSH, em http://www.fcsh.unl.pt/ensino/mestrados

Plataforma Moodle - FCSH
- em http://elearning.fcsh.unl.pt/acient/


Registos:
Na DGES-Direcção Geral do Ensino Superior, registo nº R/B-Cr 341/2007.