ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO ÁUDIO-SCRIPTO-VISUAL APLICADAS AO ENSINO-APRENDIZAGEM

RESUMO

O trabalho projecto desenvolvido no âmbito do mestrado de Gestão de Sistemas de E-Learning centra-se no estudo da utilização da linguagem áudio-scripto-visual aplicada ao ensino.

Nos enquadramentos teóricos exploram-se questões e hipóteses abordadas ao longo dos seminários lectivos. Desenvolve-se a análise do processo evolutivo ao nível da comunicação aplicada à educação no contexto da aprendizagem e abordam-se as perspectivas de autores das áreas da educação, media interactivos, ciências sociais e multimédia.

Neste trabalho projecto apresentam-se e extraem-se conclusões do estudo de caso sobre a Biblioteca dos Livros Digitais desenvolvida pelo Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas. Com este estudo verificaram-se as hipóteses inicialmente formuladas sobre a importância deste tipo de aplicação no contexto da aprendizagem informal e fundamentou-se, ainda, a relevância do uso da linguagem áudio-scripto-visual em contextos pedagógicos.

PALAVRAS-CHAVE: Comunicação, Aprendizagem Informal, Multimédia, Internet, Livros, Leitura.