O ALUNO A DISTÂNCIA EM LINHA

RESUMO

A revolução digital, alinhada às transformações sociais ocorridas nas últimas décadas, consubstancia conceitos, tais como a autoaprendizagem e o processo de aprendizagem ao longo da vida, enquanto factores que entretecem no paradigma da sociedade do conhecimento e da globalização.

A emergência do ensino à distância em linha em Portugal e subsequente criação de cursos adequados a este tipo de ensino tornou pertinente traçar um perfil e respectivas competências do aluno à distância em linha, que constituem o objectivo desta investigação.

Após o estudo dos conceitos determinantes para a investigação, foi elaborado e implementado um questionário a um público-alvo, constituído por alunos do Mestrado de Gestão de Sistemas de e-Learning da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Através dos resultados obtidos nesta investigação, conseguimos obter indicadores das competências específicas e características dos alunos à distância em linha, que podem ser úteis para promover o sucesso dos mesmos.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino à distância em linha; aluno à distância em linha; aprendizagem ao longo da vida; competências; questionário.