B-LEARNING. PERSPECTIVAS E UTILIZAÇÕES DO ENSINO À DISTÂNCIA ON-LINE PELOS PROFESSORES

RESUMO

As novas tecnologias e o crescente aumento do acesso e utilizacao da Internet estao a conduzir a novos desafios pedagogicos nas escolas. A emergencia dos sistemas interactivos de comunicacao tem desencadeado transformacoes que se reflectem nos sistemas de ensino. “Aprender” acontece aqui e agora e em todos os dominio da vida. Um dos grandes desafios da escola de hoje e conseguir que os seus membros produzam conhecimento e que envolva alunos e professores. Como reagem as instituicoes de ensino e os seus agentes a estes desafios? Que relacao estabelecem os docentes com as novas tecnologias? Para responder a emergencia dos sistemas interactivos de comunicacao no sistema de ensino e as transformacoes que desencadeiam na relacao professor/aluno, sera necessario dotar os professores de novas competencias que permitam operar na Sociedade do Conhecimento.

Este trabalho analisa a mudanca no paradigma educacional, a relacao entre docentes e tecnologias no processo de ensino-aprendizagem e como pode o b-learning fortalecer essa relacao. Pela literatura analisada e atraves da confrontacao com um estudo de caso, identificam-se as necessidades de formacao dos docentes na utilizacao dos sistemas interactivos de comunicacao e delineiam-se competencias pedagogicas e científicas necessarias para que se possam dinamizar e implementar metodologias e estratégias facilitadoras do ensino aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE:Sistemas interactivos de comunicacao; professores; b-learning.

.