O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR NO B-LEARNING

RESUMO

O principal objetivo deste trabalho, consistiu em compreender a importância de uma abordagem inovadora no âmbito da formação contínua de docentes, bem como, dar a conhecer algumas das características e metodologias relativas a um processo de desenvolvimento curricular, na implementação de um curso no modelo b-learning, fundamentado em princípios predominantemente construtivistas.

Para sustentar esta investigação procedeu-se a uma revisão da literatura sobre o Desenvolvimento Curricular, Aprendizagem a Distância e Modelos de desenvolvimento de cursos a Distância. O estudo de caso para esta investigação foi desenvolvido com base num curso de formação contínua para docentes, “Utilização Educativa da Plataforma Moodle”, na modalidade semi-presencial, b-learning. O que significa que o curso decorreu numa plataforma online, onde foram propostas várias atividades. Estas basearam-se na leitura de textos, debates, reflexões e trabalhos de caráter prático. Assume-se como objetivo do curso, a promoção e desenvolvimento de competências no uso de uma plataforma Moodle em ambiente escolar. O estudo foi realizado na plataforma Moodle da Escola Secundária/3 de Santa Maria do Olival, em Tomar. A escolha deve-se ao facto de já lá estar implementado o referido curso de formação.

Procedeu-se à aferição do desenho do curso, nomeadamente no que diz respeito à especificação de objetivos cognitivos, à definição das metodologias de avaliação, à conceção curricular ou sequência de conteúdos, e o desenho de atividades que procuram promover a aprendizagem, com o intuito de responder às seguintes questões: Quais as competências a desenvolver no âmbito da reflexão sobre metodologias de trabalho dos professores na sua atividade com alunos e/ou professores, com a utilização da plataforma Moodle? Quais as competências a desenvolver no âmbito da exploração de plataformas de e-Learning, do desenvolvimento de cursos de e-Learning e da integração de tecnologias associadas enquanto professor ou criador de cursos/disciplinas? Como desenvolver a capacidade de análise das atividades realizadas com a plataforma Moodle, no que se refere à organização, planificação e avaliação de atividades? Quais as competências a desenvolver sobre a estruturação e dinamização de espaços de trabalho para o uso efetivo e generalizado de plataformas?

Após este estudo, observámos que no desenvolvimento e planeamento de uma unidade curricular, os aspetos metodológicos assumem uma relevância determinante.

PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento curricular, E-learning, B-learning, Ensino a distância, Aprendizagem construtivista e colaborativa.