A TUTORIA NO ENSINO ONLINE: NOVOS DESAFIOS, NOVOS CONTEXTOS

RESUMO

A escola de hoje enfrenta desafios constantes que espelham a mudança na sociedade da informação e do conhecimento, os materiais de suporte do ensino-aprendizagem mudam rapidamente e o acesso à informação é cada vez mais veloz.

As competências a desenvolver pelos alunos do Ensino Básico promovidas nos planos curriculares assentam em aprendizagens significativas. Tirar partido da inovação tecnológica e dos meios constantemente renovados, bem como das capacidades e interesses dos nossos jovens alunos constitui meta na educação. O ensino online deve beneficiar da interacção entre todos os que se envolvem no ensino-aprendizagem, dentro e fora da sala de aula, em tempo lectivo formal ou ao ritmo de cada um.

Pretendemos saber como poderá o professor usar a tecnologia para apoiar o processo de aprendizagem e como dinamizar a interacção entre alunos, com o professor, com objectos, com as TIC ou numa plataforma de ensino. Ao perfil técnico e científico professor-tutor online juntamos a capacidade pedagógica que se define no uso de ferramentas de orientação, de incentivo, de reforço, de síntese e de avaliação. Este perfil remete-nos para a importância da comunicação individual e de grupo numa plataforma de ensinoaprendizagem e é uma das bases da tutoria mediada por computador.

PALAVRAS-CHAVE: Etutor, Tutoria online, Avaliação, Aprendizagem auto-regulada.