OS BLOGUES E O SUCESSO DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA

RESUMO

Profundas transformações sociais e tecnológicas têm vindo a transformar a nossa relação com o conhecimento e a forma como este é assimilado, produzido e divulgado. A geração de aprendentes do século XXI, é uma nova geração, com necessidades e competências distintas de outras gerações. A aprendizagem, enquanto fenómeno social, baseia-se na. prática e na relação que se estabelece entre os indivíduos, sendo que o grupo no seio da qual se desenvolve, recebe a denominação de Comunidade de Prática. Este projecto, pretende demonstrar que no sistema de ensino, a fomentacão de Comunidades de Prática, acompanha as tendências actuais da educação e as características dos aprendentes do século XXI. Do conceito de Software Social emerge uma maior interactividade, interconexão e presença da Web na vida dos seus utilizadores. Ambos os conceitos, Comunidades de Prática e Software Social, privilegiam as relações sociais e a aprendizagem enquanto fenómeno social. Este trabalho de projecto tem como objectivo, relacionar a utilização de blogues, enquanto ferramentas de software social, com o sucesso de uma Comunidade de Prática, segundo os critérios definidos por Etienne Wenger no seu estudo "Community oriented Technologies". Com este objectivo foi desenvolvido um estudo de caso, com uma turma de um curso profissional de uma escola secundária pública da cidade de Setúbal.

PALAVRAS-CHAVE: Comunidades de prática, software social, aprendizagem colaborativa, blogues.