ENSAIO DE E-LEARNING NUM CURSO PROFISSIONAL DO SECTOR DO TURISMO

RESUMO

Este trabalho de projecto teve como objecto de estudo um ensaio de ensino a distância alicerçado num ambiente virtual de aprendizagem, utilizando a metodologia b-learning (sistema misto – presencial e a distância) numa turma do Ensino Profissional na área do Turismo, como mais um meio para desenvolver competências sociais, temáticas e digitais, que permite aos alunos aprender ao seu próprio ritmo, em qualquer lugar.

Para fundamentar esta investigação, procedeu-se à revisão da legislação e documentação oficial em vigor que nos permitiu fazer o enquadramento legal do Ensino Profissional e também a uma revisão bibliografia sobre a integração das tecnologias em contexto educativo e as teorias de aprendizagem subjacentes a este processo. Damos ênfase às comunidades de aprendizagem on-line, enquanto ambientes de construção colaborativos, nos quais os membros são diferentes, mas têm objectivos/interesses em comum.

As sessões presenciais foram dedicadas ao desenvolvimento de competências nas aplicações necessárias para o desenvolvimento do projecto. A implementação referente ao ensino a distância realizou-se essencialmente através de uma plataforma de aprendizagem: Moodle, através da qual foram colocados desafios no âmbito da dimensão da pesquisa, comunicação/interacção e produção de conteúdos.

PALAVRAS-CHAVE: Ambiente de aprendizagem, aprendizagem construtivista e colaborativa, ensino a distância e ensino misto.