PROPOSTA E AVALIAÇÃO DE MODELO DE FORMAÇÃO POR E-LEARNING PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

RESUMO

Este trabalho tem por objetivos delinear uma solução formativa por e-learning, no âmbito da formação profissional, que responda às necessidades específicas dos enfermeiros de esterilização da área hospitalar, bem como testar esta solução de formação.

Considerando que estes profissionais necessitam de atualizar periodicamente os seus conhecimentos, face ao desenvolvimento tecnológico que vai ocorrendo, e reconhecendo a dificuldade em se ausentarem dos seus locais de trabalho, levantou-se a hipótese de que é possível criar uma ação de formação por e-learning que facilita a aprendizagem destes profissionais.

Para o efeito, foi constituída uma amostra de conveniência, representada por enfermeiros das centrais de esterilização de vários hospitais do continente, para testar e avaliar esta solução formativa.

Embora, não seja possível extrapolar os resultados obtidos, neste estudo, para o universo de enfermeiros, podemos concluir que a formação por e-learning facilita a aprendizagem e consequentemente a atualização de conhecimentos destes profissionais. Podemos inferir, também face à literatura existente, que é pertinência investir neste modelo de formação desde que devidamente adaptada ao contexto onde ocorre.

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem ao longo da vida; formação profissional; e-learning, modelos de planeamento e desenvolvimento de e-cursos; avaliação de e-cursos.