B-LEARNING. CONTEXTOS E APLICAÇÕES NO ENSINO PROFISSIONAL

RESUMO

Neste trabalho é efetuada uma abordagem à introdução, em Instituições de Ensino Profissional, de um modelo de Ensino/Aprendizagem mais flexível e adaptável ao perfil e estilo de Aprendizagem dos alunos. O estudo baseia-se na introdução da modalidade blended-learning no Currículo do Curso Profissional Técnico de Restauração, através de uma disciplina, a Economia, da componente Científica, na Casa Pia de Lisboa, mais concretamente no Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique.

Não se pretende apresentar uma proposta de aprendizagem exclusivamente em modelo e-learning, mas fundamentalmente um apoio, com percursos de Aprendizagem diversificados. A metodologia seguida assenta na realização de uma abordagem à estratégia organizacional e às diferentes ofertas da Instituição. Procede-se igualmente ao estudo das características do público-alvo em termos de perfil, conhecimentos tecnológicos e meios ao dispor. Por fim realiza-se uma abordagem ao ambiente tecnológico de suporte.

Todos estes procedimentos metodológicos têm como fim último apresentar uma matriz metodológica para o E.P. no CED de Pina Manique, orientadora da conceção de um espaço virtual de trabalho. O produto final pretende ser um “Manual de Boas Práticas” para a unidade curricular referida, assente nas diferentes experiências e estudos já efetuados. O desenvolvimento da disciplina de Economia será implementado, de acordo com as avaliações já realizadas noutros modelos, ou seja, atendendo a um referencial já existente.

O trabalho pretende enfatizar que a adoção do e-learning, na modalidade b‑learning pode constituir um contributo efetivo para um ambiente de equidade no ensino, promovendo a integração de alunos heterogéneos, com diferentes necessidades de Aprendizagem e com diferentes motivações em termos profissionais. Pode ser considerado um ingrediente fundamental para a modernização do processo de ensino‑aprendizagem, afirmando-se como uma das soluções para o novo paradigma educacional, na sociedade do Conhecimento e da Aprendizagem do século XXI.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino Profissional, Ensino à Distância, e-Learning, Ensino Misto, Estudo de Caso.