MODELO DO CENTRO NAVAL ENSINO A DISTÂNCIA – DICOTOMIA DOS SISTEMAS DE GESTÃO INFORMAÇÃO E DA APRENDIZAGEM

RESUMO

O cenário que esteve na origem do modelo de ensino a distância do Centro Naval de Ensino a Distância (CNED) da Marinha Portuguesa, alterou-se significativamente ao longo dos últimos anos, fruto das mudanças que se manifestaram no domínio social, económico, cultural e tecnológico. Estas alterações refletem-se ao nível do processo de aprendizagem do aluno e ao próprio processo de ensino do CNED. Entre os domínios referidos, o tecnológico é aquele que num curto espaço de tempo mais impacto tem provocado, quer pelo exponencial crescimento e nível tecnológico atingido, quer pelas ondas de choque que provoca omnidirecionalmente em toda a sociedade.

Na vertente tecnológica, o modelo pedagógico do CNED suporta toda a sua atividade num Sistema de Informação e Gestão (SIGCNED) que coloca o aluno como elemento central e do qual derivam e afluem todos os processos relacionados com o seu ato de aprender e com a ação de ensino, e de todos os outros intervenientes desde tutores, professores e demais elementos de apoio. Ao nível do ensino a distância, os modelos pedagógicos têm contemplado a utilização de recursos e ferramentas tecnológicas que permitem potenciar o desiderato de aprender em qualquer lugar e em qualquer momento, destacando-se nesta vertente, a utilização de sistemas de gestão de aprendizagem em ambientes de conectividade em rede.

Neste trabalho de projeto, analisou-se o modelo de ensino a distância do CNED, enquadrando-o no atual cenário e nas mudanças observadas, de forma a reconceptualizar o modelo, integrando novas áreas não observadas no modelo original. A jusante das considerações pedagógicas, estudou-se a operacionalização do modelo pedagógico, recorrendo a uma análise dicotómica entre o SIGCNED e os sistemas de gestão da aprendizagem, de modo a construir uma solução técnica que contemple os novos requisitos e que permita ter um sistema que realize simultaneamente uma efetiva gestão da aprendizagem e da informação e, que proporcione ao aluno uma eficaz e eficiente oportunidade para uma aprendizagem significativa.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino a distância, Distância transacional, Estrutura, Diálogo, Autonomia, Sistemas comunicacionais, Sistemas de gestão da aprendizagem, Sistemas gestão da informação.