O EPORTFOLIO REFLEXIVO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM ACTIVA

RESUMO

A rápida evolução tecnológica e a competição global que nas últimas décadas se instalaram na sociedade contribuem para um mundo cada vez mais exigente de cidadãos mais competentes, criativos e inovadores. Essa mesma tecnologia seduz e fascina os jovens estudantes, mas também os distancia frequentemente da sala de aula, sempre que esta teima em resistir às mudanças do exterior. Importa, cada vez mais, articular as preferências e as aptidões dos jovens estudantes em relação à tecnologia com práticas pedagógicas que tornem o saber a ensinar mais aliciante e que suscitem a curiosidade intelectual e a motivação para aprender.

O presente estudo centra-se na exploração do ePorfolio e no seu contributo para uma aprendizagem activa e reflexiva. Numa dinâmica de investigação-acção, experimentou-se o ePortfolio reflexivo, por ser aquele que melhor se adequa às necessidades/especificidades de cada aluno, permitindo, através da reflexão, evidenciar crescimento e competências adquiridas num determinado período de tempo. A opção pela construção de um ePortfolio reflexivo ou de aprendizagem derivou da demanda por uma abordagem das aprendizagens centrada no aluno, seguindo uma metodologia de base construtivista e sócio-construtivista e privilegiando uma pedagogia individualizada, diferenciada e inclusiva.

Para implementação do ePortfolio escolheu-se a plataforma Mahara, um software consentâneo com a metodologia e as estratégias a adoptar. Desenvolveu-se um estudo de caso envolvendo catorze alunos e uma professora (a investigadora responsável pela experiência) de uma escola secundária.

Os resultados alcançados revelam que o ePortfolio reflexivo, pelas suas características e pelas abordagens da aprendizagem que permite, surge (paralelamente às actividades da sala de aula) como uma ferramenta capaz de contribuir para (e potenciar) a construção de conhecimento e o desenvolvimento de competências, sobretudo as competências transversais ao currículo e, consequentemente, as necessárias na construção de sólidas aprendizagens ao longo da vida.

PALAVRAS-CHAVE: Sistema de ensino e aprendizagem, ePortfolio reflexivo, Aprendizagem activa, Aprendizagem centrada no aluno, Estudo de caso.