O MULTIMÉDIA COMO ADJUVANTE NA ÁREA DE FÍSICA NO ENSINO PROFISSIONAL

RESUMO

A presente pesquisa tem como objectivo analisar a relevância qualitativa e os efeitos de natureza pedagógica do impacto das tecnologias de informação e comunicação (recorrendo à plataforma Moodle, ao computador e a aplicações multimédia) na aprendizagem de jovens aprendentes no ensino modular presencial, no caso consubstanciado a título de estudo na área da Física, com maior incidência na Óptica, no ensino de cursos profissionais. Pretende-se igualmente perspectivar possibilidades de melhoria qualitativa nesta modalidade específica de educação escolar, considerada prioritária face à situação educativa actual em Portugal e às exigências da sociedade contemporânea, mas que apresenta limitações temporais e de disponibilidade para um acompanhamento individualizado e efectivo dos jovens com necessidade de cumprir as recuperações modulares de aprendizagem.

Do estudo, constata-se que são relevantes os efeitos de natureza pedagógica (comportamentais e cognitivos) sobre o sucesso na aprendizagem de jovens aprendentes proporcionados pela introdução das TIC e da multimédia no ensino modular presencial, e, mais especificamente, na aprendizagem da Física no ensino de cursos profissionais. Esse sucesso é particularmente relevante no que respeita ao acréscimo da motivação nas temáticas abordadas, à compreensão de fenómenos físicos, ao desenvolvimento de novas competências, à gestão de aprendizagens alternativas (pelo docente e pelo discente), à recuperação modular de aprendizagens, e, consequentemente, à melhoria do aproveitamento dos alunos e ao combate ao insucesso e abandono escolar. Urge, portanto, aproveitar as potencialidades das novas tecnologias para ir ao encontro das necessidades dos jovens e dos seus interesses e para melhorar as limitações temporais do ensino modular presencial.

PALAVRAS-CHAVE: TIC, multimédia; ensino profissional; sistema modular; Física; óptica.