ENRIQUECIMENTO DO MODELO PEDAGÓGICO DO ENSINO PROFISSIONAL COM A UTILIZAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM BASEADO NO MOODLE

RESUMO

Este Trabalho de Projecto tem como objecto de estudo o enriquecimento do modelo pedagógico do Ensino Profissional, através da utilização de um ambiente virtual de aprendizagem, baseado no Moodle. A sua utilização como recurso educativo teve o apoio dos órgãos de gestão da Escola Profissional Gustave Eiffel, bem como para a constituição de equipas de apoio técnico, de formação para apoio à utilização da plataforma, para a produção de conteúdos multimédia e de “controlo de qualidade” que pudessem realizar um acompanhamento do projecto.

A plataforma foi desenhada para servir de complemento às sessões presenciais, numa perspectiva mista (b-Learning), e assenta sobre uma fundamentação construtivista, sócio-construtivista e construcionista dos processos de ensino-aprendizagem. Procurou-se contribuir para o crescimento dos aspectos motivacionais da comunidade educativa, designadamente através da utilização dos Sistemas Interactivos de Comunicação como elementos auxiliares para a transformação de práticas docentes, ajustando-as às necessidades e anseios dos nativos digitais que constituem os alunos de hoje.

A análise dos dados permite verificar que o impacto da implementação deste projecto excedeu o inicialmente programado, já que os grandes objectivos propostos foram integralmente conseguidos ou superados: cumprimento dos prazos pré-definidos; número de destinatários envolvidos quase triplicado relativamente ao número inicial; o número de acções de formação dos docentes na utilização da plataforma e na utilização das TIC conduziu à preparação de sessões em modelo online, para satisfazer a procura; e, por último a gestão diária da plataforma decorreu sem nenhum incidente. Face aos resultados obtidos, perspectiva-se o alargamento da utilização da plataforma a toda a Escola, assim como o seu alargamento a outras unidades orgânicas dirigidas à formação de adultos.

Através da implementação deste projecto, foi conseguido um enriquecimento do modelo pedagógico do Ensino Profissional porque, sem descurar o elemento presencial, é colocada à disposição dos alunos uma plataforma sistematizada, organizada e que lhes permite “estudar” com mais autonomia e aprender com mais eficácia. Estas práticas potenciam o desenvolvimento de competências, nomeadamente o sentimento de auto-eficácia dos alunos, a par de uma reconceptualização das práticas pedagógicas pelos docentes. Estes foram alguns dos elementos a realçar do feedback obtido.

PALAVRAS-CHAVE: Sistema de ensino-aprendizagem, ensino profissional, b-Learning, plataformas de ensino online de apoio à aprendizagem, estudo de caso.