O TREINO DA EXPRESSÃO ORAL, ESTRATÉGIAS EM E-LEARNING

RESUMO

Este trabalho de projeto procurar preencher um das lacunas existentes na área do ensino/aprendizagem da oralidade no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Espera-se poder contribuir para minimizar o fosso entre o treino da exposição oral formal em relação às outras competências. Desta forma, pensou-se construir um instrumento de trabalho que pudesse ser usado autonomamente, a distância, ou na sala de aula, mediante a disposição e organização didática do professor da disciplina. O objeto de aprendizagem aborda, nos vários ecrãs que o compõem, as várias competências envolvidas direta e indiretamente na construção de desempenhos bem sucedidos na expressão oral. Aborda elementos linguísticos e paralinguísticos, dá a conhecer a sua importância na oralidade, descreve o seu funcionamento, mostra de que forma se pode controlar/modificar o comportamento para poder desenvolver as competências associadas à expressão oral em momentos formais - mais concretamente, numa exposição oral formal. O instrumento de trabalho foi construído de forma modular, sendo que cada um dos elementos será apresentado e tratado isoladamente. O objeto de aprendizagem, ao ser integrado num LMS, poderá fazer uso das ferramentas existentes nos LMS e tirar proveito de todas as vantagens que nos proporcionam, que basicamente residem na colaboração e/ou cooperação entre alunos ou entre alunos e professor. Qualquer aluno poderá participar, contribuindo com a sua reflexão, dando o seu feedback e propondo outros métodos de treino, ajudando dessa forma à (re)construção do próprio objeto de aprendizagem. Quanto ao desenvolvimento, teve-se em atenção um conjunto de características que devem integrar qualquer objeto de aprendizagem no âmbito de uma utilização on-line, tais como: aspeto gráfico, organização, navegabilidade, atratividade, interatividade e recursividade.

PALAVRAS-CHAVE: Expressão oral formal, e-learning, objeto de aprendizagem, estratégias.