OFICINA ONLINE DE LEITURA E DE ESCRITA

RESUMO

Com o presente trabalho, pretendemos observar os resultados de um processo de ensino/aprendizagem da língua portuguesa, que se desejou mais eficaz e aliciante, com a implementação de uma Oficina Online de Leitura e de Escrita. Esta Oficina desenvolveu e proporcionou a alunos do 1.º Ciclo experiências/actividades que conduziram a uma participação mais activa e construtiva no processo ensino/aprendizagem da língua materna e sensibilizou esses mesmos alunos para a importância do domínio da língua nas suas diversas vertentes e funções.

Foram objectivos deste trabalho analisar a relação de um grupo de alunos de 3.º ano de escolaridade com a disciplina de Língua Portuguesa, através do recurso a tecnologias de suporte à aprendizagem; comparar as modificações realizadas no domínio da língua materna pelos alunos da amostra com as do grupo de controlo e comparar as modificações realizadas em outros domínios (relação com o trabalho, relação com os outros) pelos alunos da amostra com as do grupo de controlo.

Todo o trabalho desenvolvido, cuja eficiência foi sendo avaliada regularmente, permite afirmar que o processo proposto conduziu a resultados positivos, nomeadamente na promoção do trabalho de pesquisa, na participação mais activa e colaborativa nas actividades, na comunicação interpessoal e no gosto pela leitura e pela escrita.

PALAVRAS-CHAVE: Motivação, Autonomia, Leitura, Escrita, Tecnologias, 1.º Ciclo.