FORMAÇÃO DOCENTE PARA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO EM FORTALEZA, BRASIL

RESUMO

O presente estudo de caso tem por objetivo analisar a formação de professores  para utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), especificamente sobre as práticas docentes desenvolvidas com uso do computador no âmbito de uma escola pública na cidade de Fortaleza. Procurou-se identificar as necessidades de formação docente na área das TIC e dificuldades sobre a aplicação de tais práticas no contexto escolar.

A partir do estudo sobre a importância da formação docente e consideração sobre seus aspectos didáticos, políticos e técnico-científicos, o trabalho aqui apresentado procura abordar especialmente os aspectos práticos, tendo como foco a prática docente, por esta representar um dos importantes fatores de competência quando construída adequadamente em qualquer área profissional. Inicialmente procurou-se investigar como os professores utilizam o computador em suas aulas através de pesquisa realizada com observação intensiva, que permeou todo o trabalho de campo.

Durante o desenvolvimento da investigação, aplicou-se inquéritos por questionário aos docentes e entrevistas aos gestores, procurando investigar os aspectos previstos nos objetivos do estudo.

Finalmente os resultados da análise de dados e as evidências de algum desenvolvimento das práticas docentes com utilização do computador no contexto da escola pública indicam a emergência de inovação e atualização mediante os novos paradigmas educacionais, com o avanço tecnológico e a necessidade de expansão na utilização das TIC na educação, potencializando novas formas de ensino aprendizagem através do computador, cada vez mais imprescindíveis nas sociedades contemporâneas.

PALAVRAS-CHAVE: Formação docente, Práticas pedagógicas. Tecnologias da Informação e da Comunicação, Tecnologias educativas.