Apresentação Objectivos Corpo Docente Organização Diploma Teses Contactos

 

DISSERTAÇÕES ou TRABALHOS DE PROJECTO

Defendidos, em 2017:


Título:
 A percepção dos educadores quanto as TIC na aprendizagem em saúde bucal
Title: The perception of educators regarding ict in the learning of oral health
Estudante / Student:
 Margarida Pereira da Silva
Orientadora / Supervisor: Irene Tomé

Título: Aprendizagem colaborativa e informal do espanhol – língua estrangeira (ELE) nas redes sociais: o caso do grupo no facebook «alunos de espanhol (RC)»
Title: Collaborative and informal learning of spanish – foreign language (SFL) in social networks: the case of the facebook group «alunos de espanhol (RC)»
Estudante / Student:
 Ricardo João Rodeia de Sousa Bentes Cataluna
Orientadora / Supervisor: Irene Tomé

Título: Aprendizagem com TIC: uma sugestão de formação à distância para docentes e não docentes
Title: Learning with ICT: a suggestion of training for teachers and non-teachers
Estudante / Student:
 Luís Manuel de Almeida Figueiredo
Orientadora / Supervisor: Rita Berredo

Título: Educação a Distância: uma análise das estratégias de aprendizagem na formação em saúde
Title: Distance education: an analysis of learning strategies in health education
Estudante / Student:
 Nayara Glycia Calheiros Santos
Orientadora / Supervisor: Carlos Correia e Andreia Vieira

Título: Ferramenta Digital em e-Learning: uma Estratégia de Compartilhamento de Experiências Adquirida em Eventos Custeados por Recursos Públicos
Title: Digital Tool in e-Learning: A Strategy of Sharing Acquired Experiences in Events Funded by Public Resources
Estudante / Student:
 Francisco Carlos de Albuquerque Junior
Orientadora / Supervisor: Carlos Correia e Andreia Vieira


Defendidos, em 2016:

Título: A importância da Tutoria e Mediação na Promoção da Leitura
Title: The Mentoring And Mediation Importance In Reading Promotion
Estudante / Student:
 Olga Emília Eustáquio Gomes Valério
Orientadoras / Supervisors: Irene Tomé e Isabel Alçada

Título: Desenvolvimento de competências digitais nos internos da Associação Assistencial Amigos do Amanhã
Title: Development in Digital Skills in Home of Assistencial Association of Tomorrow Friends
Estudante / Student:
 André Luiz Barbosa de Mello
Orientadora / Supervisor: Irene Tomé

Título: B-learning: Estratégias de aprendizagem no Ensino do Português Língua Estrangeira
Title: B-learning: learning strategies of teaching portuguese as a foreign language
Estudante / Student:
 Miguel Ângelo Serrano Coelho
Orientadora / Supervisor: Irene Tomé

Título: Interacção de dispositivos digitais aplicados ao E- learning e eventual modificação de comportamento
Title:
Estudante / Student:
 Pedro Bernandes Sil Monteiro
Orientador / Supervisor: Carlos Correia

Título: Usos do e-learning pela Comunidade Brasileira na Holonda em busca do domínio do idioma e integração social
Title: Usos do e-learning pela Comunidade Brasileira na Holonda em busca do domínio do idioma e integração social
Estudante / Student:
 Bergson Moreira de Farias
Orientador / Supervisor: Carlos Correia

Defendidos, em 2015:

Título: Aprender com as Tecnologias Digitais: um Modelo em eLearning em Contexto de Sala de Aula no Ensino Superior
Title: Learning with digital Technologies: a Model of Learning in Classroom Context in University Education
Estudante / Student:
 Marta Filipa Ferreira Salvador
Orientadores / Supervisors: Irene Tomé e José Lagarto

Título: Aprendizagem, mobilidade e convergência digital no ambiente formativo da Portugal Telecom
Title: Learning, mobility and digital convergence in the training environment of Portugal Telecom
Estudante / Student:
 Fernando Luís Viseu Dias Ah-Fó
Orientadora / Supervisor: Irene Tomé

Título: As TIC e a formação de professores
Title: ICTS and teacher training
Estudante / Student:
 Juliana Svetlana Nacingue Manuel
Orientadora / Supervisor: Irene Tomé

Título: Blogues. Reflexões psico-sócio-pedagógicas em ambientes de e-learning
Title: Blogs. Reflections in e-learning environments fron the practice
Estudante / Student:
 Daniella Cordeiro Cruz Silva Santos
Orientadora / Supervisor: Irene Tomé

Título: Comunidades DIY e aprendizagem colaborativa online
Title: DIY communities and online collaborative learning
Estudante / Student:
 Vítor Fernando Gil Ferreira da Silva
Orientadoras / Supervisors: Irene Tomé e Clara Coutinho

Título: Filosofia em linha. Percepções de alunos virtuais do ensino secundário norte-americano sobre a experiência de aprendizagem num curso online de Filosofia
Title: Philosophy online. Virtual high school north american student perceptions on the learning experience in an online philosophy course
Estudante / Student:
 Sofia Roque Vieira Alexandre
Orientadora / Supervisor: Irene Tomé

Título: Implementação de um sistema de b-learning na Escola Secundária do Nambambe-Lubango
Title: Implementation of a system b-learning in high school of Nambambe-Lubango
Estudante / Student:
 Bernardo Chicuma Uhongo
Orientadora / Supervisor: Irene Tomé

Título: Podcast educacional aplicado às Ciências Naturais: o Sistema Nervoso
Title: Educational Podcast applied to the Natural Sciences: the Nervous System
Estudante / Student:
 Palmira Maria Alves Oliveira da Graça
Orientadora / Supervisor: Irene Tomé

Título: Sistemas e-Learning ao serviço da articulação pedagógica e organizacional nos novos contextos escolares
Title: The Moodle Platform at the Service of Teacher Links
Estudante / Student:
 Lina Sofia Reis Trindade Santos
Orientadora / Supervisor: Irene Tomé


Defendidos, em 2014:

Título: As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Ensino Básico: a utilização da plataforma Moodle e do e-mail no desempenho das funções de Director de Turma no 3º Ciclo
Title: The Information and Communication Technologies (ICT) in elementary school: the use of Moodle and e-mail while performing the duties of director of class in the 3rd cycle
Estudante / Student:
 Maria Margarida Melo da Silva Soares
Orientador / Supervisor: Irene Tomé

Título: Campus Virtual da Justiça –A utilização de uma plataforma de e-learningna formação profissional dos Oficiais de Justiça
Title: Virtual Campus of Justice - The use of a platform for e-learning in vocational training of Justice Officials
Estudante / Student:
 Ana Paula Charneco Gaudêncio
Orientador / Supervisor: Irene Tomé

Título: Estudo estatístico e vantagens do uso do Moodle no ensino público, desde o pré-escolar até ao ensino universitário, na Ilha da Madeira
Title: Statistical analysis and advantages of the use of MOODLE in public education in Madeira
Estudante / Student:
 Sandra Margarida Ferreira da Silva Mendonça
Orientador / Supervisor: Carlos Correia

Título: Estudo para a implementação de um sistema de e/b-learning no Centro de Formação da RTP
Title: Study for the implementation of an e/b-learning system at RTP Training Center
Estudante / Student:
 António Ernesto da Rocha Neto
Orientadora / Supervisor: Irene Tomé

Título: Integração de um modelo de aprendizagem em b-Learning no Curso de Informática Educativa, do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla
Title: Integration of a model of learning in blended-learning, in the Course of Educational Computing, Superior Institute of Education Science, Huíla
Estudante / Student:
 Eugénio José Manuel
Orientadora / Supervisor: Irene Tomé

Título: Personal Learning Enviroments Um ecossistema pedagógico de aprendizagem em e-Learning
Title: Personal Learning Enviroments Um ecossistema pedagógico de aprendizagem em e-Learning
Estudante / Student:
 Filipe Teixeira Portela
Orientadora / Supervisor: Irene Tomé

Defendidos, em 2013:

Título: Ensino de informática básica a portadores de deficiência visual em regime e-learning em Cabo Verde
Title: Basic computer teaching to visually disabled people in e-learning system in Cape Verde
Estudante / Student:
 Tatiana Felisberta Ferreira de Carvalho
Orientadores / Supervisors: Carlos Correia e Irene Tomé

Título: Flipped classroom: um contributo para a aprendizagem da lírica camoniana
Title: Flipped classroom: a contribution to the learning process of camões’ poetry
Estudante / Student: Gisel Pinto Teixeira
Orientadora / Supervisor: Irene Tomé

Título:
Formação contínua de professores em TIC: Auto-eficácia e utilização
Title: Teachers’ continuous training on ict: self-efficacy and usage
Estudante / Student:
Joana Frazão Lopes Vieira Vaz
Orientador / Supervisor: João Nogueira

Título: Proposta e avaliação de modelo de formação em e-learning para profissionais de saúde
Title: Proposal and evaluation of an e-learning training model for health professionals
Estudante / Student: Helena Maria Faria Gomes
Orientadora / Supervisor: Irene Tomé

Defendidos, em 2012:

Título: Portal ACFEL. Actividades Comuns de Formação e Educação e-Learning
Title: ACFEL website. Common activities training and education online
Estudante / Student: Sérgio Manuel Batista Gonçalves
Orientador / Supervisor: Carlos Correia

Título: E-saber: Aprendizagem Colaborativa em Rede
Title: E-saber: Collaborative Learning Network
Estudante / Student: Lucilina Maria Dias Barreiro
Orientadora / Supervisor: Irene Tomé

Título: Modelo do Centro Naval Ensino à Distância - Dicotomia dos Sistemas de Gestão Informação e da Aprendizagem
Title: Centro Naval de Ensino a Distância model – Dichotomy of information management systems and learning management systems
Estudante / Student: Joaquim Fernando Sousa Ferreira
Orientador / Supervisor: Carlos Correia

Título: O aluno do ensino à distância em linha
Title: The online student
Estudante / Student: Cândida Perpétua Carvalho Batista Pombo
Orientadora / Supervisor: Irene Tomé

Título: O b-Learning num contexto de Aprendizagem ao Longo da Vida
Title: B-learning in the context of lifelong learning
Estudante / Student: Maria Elvira Soares Ventura
Orientadora / Supervisor: Irene Tomé

Título: O desenvolvimento curricular no b_Learning
Title: The Curriculum Development in b-learning
Estudante / Student: Cristina Paula Lopes Ferreira de Sousa Marques
Orientadora / Supervisor: Irene Tomé

Título: O enquadramento do Elearning no recente sistema de certificação profissional
Title: The eLearning framework in the recent  training certification system
Estudante / Student: Paulo Alexandre Pires Pinto da Silva
Orientadora / Supervisor: Irene Tomé

Título: O treino da expressão oral, estratégias em e-learning
Title: Oral expression training in e-learning strategies
Estudante / Student: Sandro Paulo Martinho Rocha Dias
Orientadores / Supervisors: Carlos Correia e João Costa

Defendidos, em 2011:

Título: A utilização de webquests em ambientes virtuais de aprendizagem colobarativa na formação profissional de jovens
Title: The use of WebQuests in virtual environments of collaborative learning on vocational training of young people
Estudante / Student: Rui Paulo Figueiredo da Cunha
Orientadora / Supervisor: Irene Tomé

Título: Aplicação criativa do e-learning à arte floral
Title: Applying in a creative way the e-learning to floral art
Estudante / Student: Simone da Encarnação Palma Rosa
Orientador / Supervisor: Carlos Correia

Título: As tecnologias móveis no contexto da aprendizagem formal
Title: Mobile technologies in the formal learning context
Estudante / Student: Maria de Fátima Serpa Santana Lancha
Orientador / Supervisor: Carlos Correia

Título: Motivar para a aprendizagem em contexto virtual
Title: Motivate to Virtual Context Learning
Estudante / Student: Ana Maria da Rosa Batalha
Orientador / Supervisor: Carlos Correia

Título: O Multimédia como adjuvante na Área de Física no Ensino Profissional
Title: The Media as an adjuvant in the Area of Physics in professional training courses
Estudante / Student: Paulo Jorge da Costa Reis Ernesto
Orientador / Supervisor: Carlos Correia

Título: Um modelo de ensino à distância para a formação dos Bombeiros em Portugal
Title: A model of distance education for the firemen training in Portugal
Estudante / Student: Vitor Manuel Figueiredo dos Reis
Orientadora / Supervisor: Irene Tomé

Título: Vale a pena reflectir quando se aprende on-line? Auto-regulação em e-English
Title: Is it worth to reflect when learning online? Self-regulation in e-English
Estudante / Student: Sandra Maria Fernandes Gago
Orientador / Supervisor: João Nogueira

Defendidos, em 2010:

Título: A colaboração em ambientes virtuais de aprendizagem
Title: Collaboration in virtual learning environments
Estudante / Student: Sandra Castro da Torre
Orientadora / Supervisor: Irene Tomé

Título: A tutoria no ensino online: novos desafios, novos contextos
Title: Online tutoring: new challenges, new contexts
Estudante / Student: Maria Cristina Meneses Santos
Orientadoras / Supervisors: Brigitte Detry e Irene Tomé

Título: Aprender com problemas: Auto-eficácia na aprendizagem online
Title: not available
Estudante / Student: Sara Alexandra da Silva Gingado Matos
Orientador / Supervisor: João Nogueira

Título: E-Learning e auto-eficácia no ensino profissional
Title: E-learning and Self Efficiency in Technical Teaching
Estudante / Student: Diogo de Sousa Martinho
Orientador / Supervisor: João Nogueira

Título: Auto-regulação e motivação na aprendizagem on-line da língua portuguesa
Title: Self-regulation and motivation in online learning of the portuguese language
Estudante / Student: Anabela de Jesus Alves Martins Antunes Alves
Orientadoras / Supervisors: Brigitte Detry e Irene Tomé

Título: Colaborar on-line para aprender estatística
Title: Collaborating online to learn statistics
Estudante / Student: Sofia Margarida Serra Dias da Cruz
Orientador / Supervisor: João Nogueira

Título: De comunidade virtual a comunidade de prática. Um exemplo na educação especial
Title: From virtual community to community of practice – an example of Special Education
Estudante / Student: Ida Maria Monteiro Brandão
Orientador / Supervisor: Carlos Correia

Título: Desenho instrucional de e-learning para a auto-eficácia
Title: e-Learning instructional design for self-efficacy
Estudante / Student: Isabel Maria Marques de Almeida
Orientador / Supervisor: João Nogueira

Título: Ensaio de e-learning num curso profissional do sector do turismo
Title: Practice of e-Learning in a Professional Course of the Area of Tourism
Estudante / Student: Fernanda Maria Pires Ledesma
Orientadores / Supervisors: Carlos Correia e Carlos Reis Marques

Título: Formação docente para a utilização das TIC numa escola pública em Fortaleza, Brasil
Title: The teaching formation for use of the information and communication technology in Fortaleza, Brazil
Estudante / Student: Maria Veirislene Lavor Sousa
Orientadores / Supervisors: Carlos Correia e Irene Tomé

Título: O papel dos jogos na aprendizagem
Title: The role of games in learning
Estudante / Student: Paulo Alexandre Jesus Ferreira da Silva
Orientador / Supervisor: Carlos Correia

Título: Oficina on-line de leitura e de escrita
Title: Reading and writing “Oficina online”
Estudante / Student: Sofia Rocha de Almeida
Orientadores / Supervisors: Carlos Correia e Carlos Reis Marques

Título: Os blogues e o sucesso de uma comunidade de prática
Title: The weblogs and the success of a comunnity of practice
Estudante / Student: Maria de Fátima Dias Campos Lopes Costa
Orientador / Supervisor: Carlos Correia

Título: Para uma compreensão do mobile learning
Title: Towards an understanding of Mobile Learning
Estudante / Student: Hugo Duarte Valentim
Orientador / Supervisor: Carlos Correia

Título: Questões de Literacia Digital. Observação de novos modos de ler e escrever on-line na prática de ensino secundário
Title: Issues on digital literacy: An etnographic study on the new ways to read and write online in high school practices
Estudante / Student: Paulo Manuel da Costa Martins
Orientador / Supervisor: Carlos Correia

Título: Tecnologias da Informação e da Comunicação: Um contributo Para a aprendizagem do português como língua não materna
Title: Information and communication technologies: a contribution to the learning of portuguese as a foreign language
Estudante / Student: Maria Laura Fernandes Marreiros Martins
Orientadora / Supervisor: Brigitte Detry

Defendidos, em 2009:

Título: B-learning. Contextos e aplicações no ensino profissional
Title: B-Learning. Contexts and Applications in Vocational Teaching
Estudante / Student: Isabel Maria Cruz Nunes do Coito Ramos
Orientadora / Supervisor: Irene Tomé

Título: B-learning. Perspectivas e utilizações do ensino à distância on-line pelos professores
Title: B-learning. Teachers’ perspectives and uses of online distance learning
Estudante / Student: Catarina Andreia Santos Carreira
Orientadora / Supervisor: Irene Tomé

Título: B-learning. Uma experiência de ensino-aprendizagem no âmbito de uma solução conciliadora
Title: B-learning. An experience of teaching and learning in a conciliatory solution
Estudante / Student: Susana Maria Robles Pereira de Jesus Fernandes
Orientadores / Supervisors: Irene Tomé e Carlos Reis Marques

Título: Enriquecimento do modelo pedagógico do ensino profissional com a utilização de um ambiente virtual de aprendizagem baseado no Moodle
Title: Improvement of the pedagogical model of the vocational stream of secondary education, using a virtual learning environment based on Moodle
Estudante / Student: Pedro Manuel Ferreira Raposo Torres Brás
Orientadora / Supervisor: Irene Tomé

Título: Estratégias de comunicação áudio-scripto-visual aplicadas ao ensino-aprendizagem
Title: Audio-scripto-visual Communication Strategies applied to the teaching and learning environment
Estudante / Student: Andreia Cristiana Teles Vieira
Orientador / Supervisor: Carlos Correia

Título: Impactos do e-learning no ensino secundário
Title: e-Learning impacts on the secondary education
Estudante / Student: José Inácio Frade Padilha
Orientadora / Supervisor: Brigitte Detry

Título: Info-inclusão dos alunos itinerantes na sociedade do conhecimento
Title: e-Inclusion of itinerant students on the knowledge-based society
Estudante / Student: Ângela Maria de Freitas Nóbrega
Orientadores / Supervisors: Carlos Correia e Carlos Reis Marques

Título: Jovens, telemóveis e escola
Title: Youth, mobile phones and school
Estudante / Student: Maria Eduarda Pereira da Costa Ferreira
Orientadoras / Supervisors: Irene Tomé e Cristina Azevedo Gomes

Título: O blended learning: uma incursão pelo mundo das línguas no ensino profissional
Title: Blended Learning: using technology in and beyond the language classroom in vocational courses
Estudante / Student: Leonilde Lopes Iria de Sousa
Orientadoras / Supervisors: Brigitte Detry e Irene Tomé

Título: O e-learning como complemento ao trabalho em sala de aula
Title: The e-Learning as a complement to classroom work
Estudante / Student: Lino José Gomes Gato
Orientadora / Supervisor: Brigitte Detry

Título: O eportfolio reflexivo como ferramenta de aprendizagem activa
Title: The reflective ePortfolio as a tool for active learning
Estudante / Student: Leonor Maria da Cruz Monteiro Campos de Melo
Orientadoras / Supervisors: Brigitte Detry e Irene Tomé

Título: O marketing de um projecto educacional de 2º ciclo em Angola, via e-learning
Title: not available
Estudante / Student: Tatiana Cristina Alves Mourinha
Orientador / Supervisor: Carlos Correia

Título: Sociedade em rede: contributos para a educação
Title: Network society: contributions for education
Estudante / Student: Cátia de Figueiredo Preguiça
Orientadora / Supervisor: Irene Tomé

Em fase de marcação de Provas de Mestrado:

Título: Comunicação educativa: análise de vídeo aulas nas perspectivas dos modelos da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia e do Modelo de Elementos da Análise do Discurso
Estudante: Leandro dos Santos Rodrigues
Orientadores: Irene Tomé e Pedro Caldeira

Título: Comunidades de práticas virtuais entre docentes do ensino básico e secundário
Estudante: Paula Cristina Aido Almeida
Orientador: Carlos Correia

Título: Dimensionamento de pessoal de enfermagem para unidades de saúde: Curso em EaD para Gestores de Unidades de Urgência 24 Horas
Estudante: Luciele de Araújo Barbosa Ramos
Orientadoras: Irene Tomé

Título: E-learning na saúde: o olhar da gestão
Estudante: Patricia de Cassia da Silva Bezerra
Orientadores: Rita Berredo e Rodrigo Souza

Título: E-learning: Uma avaliação da sua utilização como instrumento para a progressão funcional
Estudante: Maria Cristina Silva Gomes
Orientadores: Irene Tomé e Luís Lapão

Título: Encontros, Confrontos e Possibilidades do E-learning na Educação Permanente em Saúde de Alagoas
Estudante: Milene Arlinda de Lima Mendes
Orientadores: Carlos Correia e Andreia Vieira

Título: Estratégias de formação em Programas de Residência Médica em Anestesiologia
Estudante: Sílvio Marcos Lima dos Santos
Orientadores: Irene Tomé

Título: O ambiente online como suporte ao programa de estágio extracurricular em nutrição da Santa Casa de Misericórdia de Maceió
Estudante: Cynthia Paes Pereira
Orientadores: Carlos Correia e Andreia Vieira

Título: O e-Learning na recuperação de alunos retidos no 3º ciclo
Estudante: Paulo Jorge Mártires Ribeiro
Orientadora: Irene Tomé

Título: Transformação do processo educativo por meio de e-learning: estratégias, desafios e visão dos trabalhadores da área de gestão de pessoas
Estudante: Sandra Christina Silveira Gama
Orientadores: Rita Berredo e Juliana Diniz


Em desenvolvimento:


Título: Estratégias de Comunicação em Ambientes de e-Learning. Fóruns Educativos
Estudante: Carlos José Albino Louro
Orientadora: Irene Tomé

Título: TICFIRSTPROGRAM - APP Learning Sw
Estudante: Samuel da Silva António
Orientador: Carlos Correia

Título: Transferência Sustentável de Conhecimentos Sobre Estatística e Análise de Dados Para o Ensino de Pós-Graduação em Regime de e-Learning em Moçambique
Estudante: Filipe Amaral José Amone
Orientadora: Irene Tomé