Comunicar e Apreender
na era digital

pós-graduação conferente de competências na área digital
a dois níveis: saber e saber-fazer;

Organização

O curso estrutura-se:
- em 2 semestres num total de 60 ECTS (European Credit Transfer System);
- é composto por 6 unidades curriculares com 10 ECTS cada
- 5 unidades curriculares obrigatórias;
- 1 unidade curricular de opção livre.

UNIDADES CURRICULARES - 1º semestre

- Metodologias e métodos de pesquisa digital
(1. Saber utilizar os motores de pesquisa como forma de acesso ao conhecimento; 2. Estruturar a informação em bases de dados organizadas segundo os objetivos da pesquisa; 3. Operacionalizar conteúdos integrados em bases de dados; 4. Saber publicar e citar fontes digitais pesquisadas.)


- Desenho de projetos de comunicação digital
(1. Caracterizar tipos de utilizadores, hábitos de navegação e categorias; 2. Saber identificar, categorizar e hierarquizar conteúdos; 3. Identificar padrões de arquitetura e respectivas tipologias; 4. Desenvolver elementos e componentes de navegação de uma página Web; 5. Conceber desenhos de navegação e estratégias de interação.)


- Estratégias de comunicação na web, mobile e redes
(1. Adquirir e aprofundar capacidades analíticas sobre o significado e operacionalização de redes sociais; 2. Desenvolver estratégias de marketing implícitas no conceito de redes sociais; 3. Conceber, desenvolver e aplicar conhecimentos num projecto na área de comunicação ou marketing, aplicando os termos analisados ao longo dos seminários.)



UNIDADES CURRICULARES - 2º semestre

- Teorias da comunicação digital e da apreensão do conhecimento
(1. Compreender a importância das teorias digitais na sua conexão com a comunicação; 2. Conceptualizar os modernos conceitos da apreensão do conhecimento; 3. Saber aplicar os conceitos teóricos à prática da construção dos sistemas digitais.)


- Produção de conteúdos audiovisuais e interativos
(1. saber aplicar o conceito e estruturação de conteúdos a diferentes meios e linguagens; 2. desenvolver a dimensão digital do storytelling; 3.  interpretar atitudes comportamentais dos utilizadores face aos conteúdos; 4. operacionalizar estratégias de desenho da navegação para a web e o mobile; 5. aplicar os conceitos e metodologias para produzir um esboço (wireframe) de uma página.)


- Opção livre
(Os estudantes devem frequentar o número de unidades curriculares necessárias para perfazer 10 ECTS do leque de unidades curriculares opcionais disponíveis na FCSH.)



AVALIAÇÃO

Avaliação formativa e sumativa e os resultados das avaliações são expressos na escala numérica de 0 a 20 valores.

Volta página do CITI